Vítor Pereira ganhou fôlego extra no comando do Flamengo com o suado triunfo sobre o Vasco por 3 a 2, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca de 2023. O rubro-negro reencontrou o caminho das vitórias e deu passo importante rumo à final do estadual.
Apesar do resultado positivo, o Fla ainda encara momento turbulento e cheio de incertas, sobretudo acerca do futuro de Vítor Pereira. O ex-treinador do Corinthians chegou ao Mais Querido no início do ano e, desde então, já perdeu três títulos importantes: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes, além da simbólica Taça Guanabara.
Em outras palavras, o comandante português de 54 anos está balançando na área técnica do Mais Querido. Inclusive, veículos da imprensa nacional já informaram que será muito difícil o luso seguir à frente do Flamengo em caso de fracasso no Cariocão.
Mas, afinal, por que Vitor Pereira não está dando certo no Flamengo? O 90min Brasil já falou sobre o assunto e destacou problemas da “era VP” no clube. Agora, é a vez do popular ChatGPT, algoritmo desenvolvido para criação de diálogos virtuais baseado em Inteligência Artificial, dar sua versão. Confira:
ChatGPT responde por que Vitor Pereira não está dando certo no Flamengo?
“Existem várias razões pelas quais o técnico Vítor Pereira não está tendo sucesso no Flamengo”, iniciou, antes de citar “algumas possíveis explicações”. Veja:
1. Dificuldade de adaptação: Vítor Pereira é um técnico português e, como tal, pode estar enfrentando dificuldades para se adaptar à cultura e ao estilo de jogo do futebol brasileiro.
2. Mudanças constantes no time: o Flamengo tem um elenco bastante talentoso, mas muitas mudanças na escalação podem dificultar o trabalho do técnico para construir uma equipe coesa e consistente.
3. Pressão da torcida e da imprensa: o Flamengo é um dos clubes mais populares e pressionados do Brasil, e a torcida e a imprensa têm expectativas muito altas. Isso pode tornar difícil para um técnico novo se adaptar rapidamente.
4. Resultados ruins em jogos importantes: o Flamengo tem perdido jogos importantes, como a final da Copa do Brasil e o jogo decisivo contra o São Paulo no Campeonato Brasileiro. Essas derrotas podem afetar a confiança do time e do técnico.
5. Problemas internos no clube: o Flamengo tem enfrentado alguns problemas internos, como conflitos entre jogadores e diretoria. Esses problemas podem afetar o desempenho da equipe em campo e a relação do técnico com o elenco.
Como é possível notar, o “ChatGPT” comete alguns deslizes. No ponto 1, por exemplo, a IA não cita o ano de experiência do treinador no Corinthians. Já no 3, apesar de falar de derrotas importantes, os exemplos são equivocados: o Flamengo não perdeu a final da Copa do Brasil – Vítor Pereira perdeu, mas no Corinthians e em 2022. E o treinador ainda não comandou o Rubro-Negro no Brasileirão.
No mais, o ChatGPT elencou pontos que realmente parecem estar afetando o trabalho de Vítor Pereira no Flamengo. O luso tem feito muitas mudanças na equipe, vive sendo pressionado pela torcida e pela imprensa e já encara problemas internos – embora o exemplo citado não pareça fiel, já que os jogadores já declararam que o ‘grupo está fechado’.
Fonte: 90min