90min pt-BR.
Ser campeão da Europa não necessariamente significa ser campeão da Champions League. Isso pelo fato de o principal torneio de clubes do Velho Continente ter recebido esta denominação somente em 1992 – obviamente, os títulos anteriores continuaram valendo, com o mesmo peso e importância.
Neste sábado, 1º de junho, conheceremos mais um ganhador da ‘Orelhuda’. Em Wembley, o Borussia Dortmund, com apenas um título europeu (1996/97) desafia o poderoso Real Madrid, maior vencedor europeu de todos os tempos – vai em busca da 15ª taça – na final da temporada 2023/24. É um duelo de escolas diferentes, mas com grande peso e importância dentro do continente que é o berço do futebol.
Antes de a bola rolar para a grande decisão, o 90min relembra as conquistas alemãs na ‘era Champions League’. No total, são quatro.
Apesar de sua tradição, o Borussia Dortmund tem apenas um título europeu na história. Na temporada 1996/97, venceu a Juventus por 3 a 1 na final e fez a festa no estádio Olímpico de Munique.
No San Siro, em Milão, foi disputada a final da Champions League da temporada 2000/01. Depois de empate em 1 a 1 com o Valencia (tempo normal + prorrogação), a vitória veio nos pênaltis: 5 a 4.
Uma final ‘caseira’, 100% alemã. Mas deu Bayern de Munique em cima do Borussia Dortmund. Em Wembley, os bávaros ganharam por 2 a 1 e levantaram mais uma Orelhuda.
Foi em meio à pandemia de Covid-19 que o Bayern conquistou sua mais recente Champions – aliás, a última do futebol alemão. No estádio da Luz, em Lisboa, o time superou o PSG por 1 a 0 na decisão.
É fã de futebol europeu e quer acompanhar tudo sobre a Champions League na íntegra? Entre em nosso canal da UCL no WhatsApp!
Leia mais sobre a Champions League:
Fabio Utz , 90min pt-BR.
Fonte: 90 minutos..
Wed, 29 May 2024 13:13:01 +0000