Fonte de alto nível futebolístico e resultados surpreendentes, a Copa Africana de Nações também oferece ao torcedor um verdadeiro estudo sobre moda. Esqueça uniforme padrões, genéricos e básicos. A CAN normalmente baseia seus mantos na ampla diversidade cultural que cada seleção oferece.
Ou seja, além de imaginar a reação nada amistosa das grandes entidades da modalidade, ainda ganhamos (e muito) visualmente falando. Quem não se lembra, por exemplo, de Camarões jogando de regata em 2002? Ou mesmo com o manto estilo macacão dois anos mais tarde? Pois é, acontecera algumas “afrontas” ao sistema na competição.
A edição de 2022 da CAN começou neste domingo (09), com direito a virada da seleção camaronesa e Vincent Aboubakar convertendo dois pênaltis. Tendo dois dos nossos ganchos favoritos como ponto de partida deste artigo – futebol e cultura -, elegemos os 10 uniformes mais bonitos que veremos na Copa Africana.
1. Camarões
Provando que algumas coisas não mudam, Camarões segue no topo quando o assunto é riqueza cultural e artística estampada dentro dos limites de uma camisa. Certamente entre os uniformes mais belos do mundo.
2. Senegal
simples, porém repleto de história.
3. Nigéria
Depois do sucesso absoluto de 2018, não poderíamos esperar menos da Nigéria. E, para felicidade do torcedor, a Nike novamente entregou um dos mantos mais bonitos do torneio. A riqueza de detalhes nas laterais, em contraste com o branco no centro, é simplesmente encantadora.
4. Etiópia
Dentro das quatro linhas, a Etiópia não começou tão bem assim na CAN: após ver Yared Bayeh ser expulso aos 12 minutos do primeiro tempo, o time acabou derrotado por Cabo Verde, pelo placar de 1 a 0. De qualquer forma, em termos de moda, a equipe merece apenas aplausos.
5. Marrocos
Achraf Hakimi como protagonista absoluto, o time marroquino até pode não ser tão popular assim, mas teve campanhas de resultados satisfatórios nos últimos anos. O manto da equipe não é dos mais detalhados, porém não deixa a desejar em nada em termos estéticos.
6. Gana
Thomas Partey, do Arsenal, apostou na combinação de cores e figuras geométricas, ou seja, sem chance de dar errado.7. Argélia
A seleção do momento. Conduzida principalmente por Riyad Mahrez, do Manchester City, a Argélia desembarca na CAN com a esperança de ampliar sua invencibilidade que, aliás, já dura 34 jogos. Favorita ao título? Ainda é cedo para cravar. Na moda? Sem dúvidas.8. Costa do Marfim
Sébastien Haller. Se você acompanhou o Ajax na atual temporada, sabe do potencial ofensivo do centroavante. Mas não é só ele: Wilfried Zaha, Nicolas Pépé, Franck Kessié e Eric Bailly são outros talentos da Costa do Marfim. A camisa, desenvolvida pela PUMA, faz referência aos tons da bandeira.9. Mali
Outros dos casos em que, se você gosta justamente da riqueza de detalhes, precisa conhecer o manto da seleção malinesa. Só a imponente águia no centro seria capaz de colocar o uniforme entre os mais bonitos da CAN. Com o restantes dos detalhes, então, impossível não estar na lista.
10. Serra Leoa
Por fim, mas igualmente impressionante, a camisa de Serra Leoa aposta na mistura de diferentes tonalidades. São raras as situações em que combinações desse tipo funcionam porém, nesse caso, o resultado não poderia ter sido melhor.
Fonte: 90min