Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceriam entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, foram adiados para 2021 devido ao surto de coronavírus em várias regiões do mundo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não havia divulgado uma nova data para as realização do evento, mas o panorama mudou nesta segunda-feira. A informação inicial veio originalmente da TV Japonesa NHK e foram confirmados pelo COI minutos depois.
O martelo foi batido, e agora os jogos se iniciam no dia 23 de julho do próximo ano. A informação foi repassada por fontes ligadas ao COI e a organização do Tóquio 2020. As entidades concordaram com a data através de uma conversa por telefone.
Também participaram da conversa o Governo do Japão e o Executivo de Tóquio. É a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos são adiados. Outros já haviam sido cancelados.
O desejo do Comitê era para que a Olimpíada acontecesse ainda este ano, já que possui contratos amarrados. Porém, tiveram de ser discutidos para chegar a esta nova decisão. Toda a logística que estava marcada para 2020 também sofrerá alteração.
Mark your diaries, the new dates have been announced for the Olympic Games #Tokyo2020.
More information here: https://t.co/Y2YOaZu0EZ pic.twitter.com/aFozmvmf3A
— Olympic Channel (@olympicchannel) March 30, 2020
Um dos primeiros países a aprovarem o adiamento foi o Estados Unidos, que chegou a ameaçar não enviar seus atletas para Tóquio caso a data permanecesse.
Fonte: 90min