Todas as grandes ligas do Velho Continente estão paralisadas e sem previsão de retorno, em virtude da pandemia de coronavírus. A possibilidade das competições nacionais serem canceladas sem um campeão existe, o que deixa alguns clubes bastante ‘ressabiados’, especialmente os que vinham como fortes candidatos a erguer um troféu em 2019/20. A Lazio, vice-líder da Serie A Tim 2019/20, sabe muito bem como é essa sensação…
Há anos, o clube da capital reivindica junto à FIGC (Federação Italiana) o título referente à temporada de… 1914/15! Parece surreal, mas é verdade: a competição daquele ano precisou ser interrompida antes de ser finalizada em virtude da Primeira Guerra Mundial, com o Genoa sendo apontado como campeão pela Federação Nacional à época.
Acontece que o formato do torneio no início do século XX era diferente: havia dois grupos, um com os clubes do norte e outro com os clubes da região peninsular. Os vencedores de cada grupo se enfrentavam na grande decisão. Em 1914/15, Lazio e Genoa lideravam suas respectivas chaves, mas apenas o Genoa foi apontado como campeão nacional daquele ano, pois seu grupo era considerado mais forte. Uma ‘injustiça’ histórica que a equipe laziale batalha, até hoje, para reverter nos tribunais.
Fonte: 90min