Um pequeno susto povoou as redes sociais na tarde de sábado. Depois da bomba envolvendo a exclusão do Manchester City da Champions League, os apaixonados por futebol se depararam com um inesperado anúncio de…Neymar no Barcelona! Isso mesmo. Mas a história não passava de uma invasão hacker.
Hacker group OurMine have hacked the official Barcelona and Olympic Twitter accounts
That’s one way of getting yourselves noticed 🤔 pic.twitter.com/U1SgYBMqKl
— Footy Accumulators (@FootyAccums) February 15, 2020
A traquinagem durou pouco tempo, com o Barça recuperando logo sua conta. Os responsáveis pelo ataque foram o grupo ‘OurMine‘, que se revelaram autores da invasão temporária da conta em um tweet, até brincando sobre a falta de segurança oferecida pelas senhas. Aparentemente, foi a segunda vez que eles tiveram acesso à tal conta do clube.
@blaugrana_su your wish
#Hacked pic.twitter.com/Z7CMQQ33IV— Barca Boy (@FCBarcelona_lND) February 15, 2020
O grupo chegou a publicar várias mensagens, incluindo a contratação de Neymar, mas elas já foram excluídas. O Barcelona tentou explicar aos fãs na mesma rede social o que se passou, para que os mais apressados não tirassem conclusões precipitadas:
Las cuentas de Twitter del FC Barcelona han sido hackeadas, motivo por el que han aparecido mensajes ajenos a nuestro entidad, los cuales han sido denunciados y eliminados.
Las publicaciones se han hecho a través de una herramienta de terceros, destinada a la analítica de datos.— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) February 15, 2020
Segundo o clube, o ataque ocorreu por meio de uma ferramenta de terceiros, voltada à análise de dados. O Barça anunciou ainda que realizará uma investigação sobre o que aconteceu para evitar esses incidentes no futuro.
Fonte: 90min