O Palmeiras não venceu na rodada 32 do Brasileirão, ficando somente no empate com seu arquirrival Corinthians, em partida disputada no sábado (9). Entretanto, os outros resultados do fim de semana garantiram matematicamente a classificação antecipada do Alviverde à Libertadores 2020, situação que estabelece um feito inédito na história do clube.
De acordo com o Globoesporte, pela primeira vez em sua história, o Palmeiras emplaca cinco participações consecutivas no maior torneio continental. Anteriormente, a maior sequência de presença alviverde em edições de Copa Libertadores havia sido na década de 70, quando se classificou em quatro anos consecutivos: 1971, 1972, 1973 e 1974.
Matematicamente, o Verdão ainda não está com posição cravado no G-4 (veja os números aqui), mas sua margem para o oitavo colocado, primeiro não-classificado às fases preliminares da competição sul-americana, já não pode mais ser tirada: 67 x 49, com 18 pontos ainda em disputa. O atual oitavo colocado poderia até igualar a pontuação alviverde, mas ainda ficaria atrás no critério de desempate (número de vitórias).
Fonte: 90min