A polêmica envolvendo a arbitragem de Néstor Pitana na primeira partida da semifinal entre Grêmio e Flamengo continua. No fim da tarde de sexta-feira (04), a Conmebol divulgou os áudios do VAR que anularam três gols do Rubro-Negro Carioca, além de não ter expulsado o volante Michel por pisão em Gerson – o juiz só deu cartão amarelo ao gremista. Mesmo revelando a todos o conteúdo da conversa, as dúvidas não foram esclarecidas pelo lado carioca.
No primeiro gol anulado, de Everton Ribeiro após pegar rebote de Paulo Victor, o árbitro de vídeo chamou Pitana por ver uma falta de Gabigol em Kannemann na origem da jogada. “Olha se não fazem falta em Walter (Kannemann) antes. Há um empurrão claro do 9 (Gabigol) no 4 que faz ele cair, faz perder um tempo para defender”, alertou o assistente do VAR. “Falta clara, atrasa o defensor claramente. Vou com falta, não gol, somente falta fora da área”, concorda Pitana em seguida.
Impedimento aonde ? pic.twitter.com/bPSJvIgILy
— MarcosBraz (@marcosbrazrio) 4 de outubro de 2019
O segundo gol anulado do Flamengo por interferência da tecnologia é o que causa ainda mais indignação pelo lado rubro-negro. Até agora, revendo inúmeras vezes, é difícil chegar à conclusão de que Gabigol estava impedido, mas, na linha milimétrica, o árbitro na cabine pede primeiramente a aproximação máxima da câmera na posição de Gabigol e Kannemann. Ao ver a chuteira um pouquinho dentro da linha, Pitana marca infração. “A linha está tocando a chuteira branca, é impedimento confirmado”, confirma o árbitro.
Assíduo nas redes sociais, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, mostrou sua indignação com a explicação de Pitana no impedimento e se manifestou através do Twitter. “Impedimento aonde?”, questionou o dirigente, exibindo as imagens e o áudio da conversa entre os assistentes do VAR e Pitana. No terceiro gol em revisão, também de Gabigol no segundo tempo quando o placar já mostrava 1 a 0 aos visitantes, o impedimento é mais claro para a arbitragem.
Em lance que já havia sido anulado pelo bandeirinha, o VAR avisa: “O joelho vejo claramente adiantado. A posição adiantada é correta, Pitana”. O árbitro segue com a decisão do assistente. Sobre o pisão de Michel em Gerson que Jorge Jesus pediu a expulsão do pupilo de Renato Gaúcho, o árbitro argentino foi alertado pelos companheiros de vídeo que o lance poderia resultar em expulsão.
Aqui um detalhe no 1° gol anulado do Gabigol
Var diz que “está tocando a chuteira branca”
Acontece que Gabigol não jogou de chuteira branca. Jogou de azul
Branco é a parte do calcanhar(chuteira) do Kannemann
E SE DISSERAM QUE TOCA A LINHA, É MESMA LINHA CRALHES pic.twitter.com/zXLaoQfsjb
— Lucasᶜʳᶠ adepto do Flamengo (@lucasduarte_crf) 4 de outubro de 2019
Ao rever as imagens, o juiz discordou. “Falta e amarelo para o número 5 do Grêmio. Não acho que seja vermelho, porque o calcanhar está apoiado no chão, a intensidade é média”, justifica Pitana. De qualquer maneira, o Flamengo saiu da Arena do Grêmio com a vantagem do gol qualificado. No dia 23, o time de Jesus recebe o adversário para retornar à decisão da Libertadores após 38 anos.
Fonte: 90min