Recordista em troféus de Grand Slam (maiores competições do calendário do tênis) com 20 conquistas, Roger Federer é considerado por muitos como o maior da história de seu esporte. Mas como é natural em quase todas as modalidades, o tênis também conta com uma rivalidade emblemática, bem marcada ao longo dos últimos 15 anos: Rafael Nadal, com 19 Slams, é o grande ‘algoz’ e principal perseguidor do tenista suíço.
Geniais, multicampeões e amplamente dominantes ao longo dos últimos anos, Federer e Nadal motivaram uma comparação bastante curiosa por parte de um futebolista extremamente vitorioso e respeitado: Gianluigi Buffon. Em entrevista concedida em 2019, o goleiro italiano cravou: ‘Lionel Messi é como Federer e Cristiano Ronaldo é como Nadal’, uma associação em que dom/talento natural acompanham os dois primeiros, e dedicação/sacrifício acompanham a carreira dos dois seguintes.
“Messi es como Federer y Cristiano Ronaldo como Nadal” ⚽
¿Qué les parece la comparación que realizó Gianluigi Buffon sobre lo mejor del fútbol y el tenis? pic.twitter.com/2BeE6IFqGX
— ESPN CentroAmérica (@ESPN_CA) October 8, 2019
Questionado sobre a comparação, Federer foi bastante diplomático: “É difícil para mim comentar porque não os vi jogar o suficiente. É mais uma visão geral. Acompanho o FC Basel e, sinceramente, não assisto a muitos outros jogos. O que Messi e Ronaldo fizeram pelo futebol e o que são individualmente é incrível, e também como membros de suas equipes”, afirmou.
Perguntado sobre quem seria o ‘Kylian Mbappé’ do tênis atual, o suíço apontou um dos grandes nomes da nova geração: “Alguém rápido e forte, como Dominic Thiem. Além disso, ele gosta de futebol”, concluiu.
Fonte: 90min