A Série A do Campeonato Brasileiro 2023 está na reta final e o título segue em aberto. Liderando a competição desde a terceira rodada, o Botafogo tem visto seus adversários se aproximarem. Porém, independente de ficar com o título ou não, muitos torcedores ainda acham que o elenco precisa se reforçar, já que, no ano que vem, o clube volta a disputar a Copa Libertadores da América.
E se você quer acompanhar o Fogão de perto, não deixe de conferir os palpites de hoje para ver quais chances do Botafogo emplacar mais uma vitória. Aproveite e faça seu palpite, mostrando que você é um torcedor pé quente!
Pois é! Desde 2017, o alvinegro carioca não disputa a principal competição de clubes da América do Sul. Na última vez que disputou o torneio, o clube foi eliminado nas quartas-de-final pelo Grêmio, que sagrou-se campeão naquele ano. E olha que os jogos foram equilibrados. No Rio, o jogo terminou sem gols. Em Porto Alegre, o Grêmio venceu por apenas 1×0.
Mesmo estando na luta para conquistar o título do Brasileirão 2023, o Botafogo, ainda enfrenta questionamentos sobre seu elenco. Especialistas e torcedores ainda acham que o time precisa de reforços para o próximo ano, já que o time vai precisar de um plantel com mais opções de jogadores.
O último reforço, o uruguaio Diego Hernandez, chegou em julho. O atleta na ponta esquerda, podendo quebrar um galho no meio de campo.
Vale destacar que, com o desempenho acima do esperado nesta temporada, alguns jogadores também devem ser sondados. Com isso, os torcedores temem que o clube venda jogadores importantes, descaracterizando o time.
Análise do Elenco Atual
O ditado popular diz que todo bom time começa com um grande goleiro. Neste caso, o Botafogo está um passo acima dos adversários, pois seus dois principais goleiros são seguros e eficientes. O titular Lucas Perrí, de 25 anos, vem demonstrando segurança e agilidade quando atua.
Porém, por ser jovem, existe a possibilidade de ser sondado por clubes europeus nas próximas janelas de transferência. É inegável que Perrí tem ótima elasticidade e posicionamento, porém, devemos destacar que sua reposição de bola também é muito eficiente.
Seu reserva, “Gatito” Fernandez é ídolo do clube desde que chegou, em 2017. Aos 35 anos, contudo, o jogador já está em fase final de carreira. O lado positivo é que o Botafogo não vê vantagem financeira em vendê-lo, já que seu valor de mercado não é alto. E o lado negativo é que ele tem demorado mais para se recuperar de lesões. Seu contrato vai até o final de 2024. Como o Botafogo deve ter calendário cheio no próximo ano, Gatito deve atuar mais vezes. Vamos esperar para ver se ele dá conta do recado.
O setor defensivo também vem atuando bem, tanto que é a melhor defesa do Brasileirão. Porém, as laterais ainda não são totalmente confiáveis. Especialistas indicam que o lado direito é o calcanhar de Aquiles da equipe. Por isso, uma contratação pontual para a lateral direita seria bem-vinda.
O meio campo também está bem servido. Eduardo é o meia ofensivo que vem fazendo o papel de criador de jogadas com mais eficiência. Diego Hernandez, da seleção do Uruguai, também está se mostrando um jogador versátil e veloz. Porém, vale destacar que o uruguaio atua mais como ponta do que meia de criação.
Eduardo, de 29 anos, não deve atuar em todos os jogos do clube em 2024, principalmente quando iniciar a maratona – Libertadores e Brasileirão. Por isso, a comissão técnica precisa pensar em como substituí-lo à altura.
O arsenal ofensivo do Botafogo também é confiável. Além de Tiquinho Soares, Matheus Nascimento, de 19 anos, já mostrou que é uma excelente opção como centroavante. Luis Henrique e Victor Sá atuam muito bem no lado esquerdo, enquanto Junior Santos e Segovia cobrem o lado direito.
Vale destacar, porém, que Tiquinho Soares, aos 32 anos, não é um jovem atleta que poderá atuar em diversas competições simultâneas. Talvez, seu condicionamento físico não aguente. Ele terá que ser poupado em alguns jogos.
O Elenco do Botafogo é Bom?
Portanto, o elenco do Botafogo é bom e versátil, mas para a Libertadores, que tem um ritmo mais intenso, o clube precisa de um ou outro jogador mais “casca grossa”. Tipo aquele cara no meio de campo que sabe encarar os argentinos e uruguaios na casa deles. Que não deixa o adversário “crescer” pra cima do juiz.
Além disso, se o time pensa em ir longe na Libertadores, precisa ter uma ou duas alternativas para seus principais jogadores, no meio e ataque, para que atuem sem comprometer.
Por isso, acreditamos que o Botafogo, independente de ficar ou não com o título do Brasileirão, precisa pensar bem em como vai compor seu elenco em 2024. Uma contratação para a lateral direita e um meia de criação seriam bem-vindos.
Agora, queremos saber sua opinião. Você acha que o Glorioso tem elenco forte o suficiente para a próxima temporada ou precisa de reforços pontuais?