Em um primeiro momento, o Campeonato Espanhol teve duas rodadas adiadas por conta da pandemia de coronavírus. Pois na manhã desta segunda-feira esta interrupção foi aumentada.
A La Liga e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) informaram que o esporte no país está suspenso até que o governo autorize, sem possíveis danos à saúde, o retorno das atividades esportivas. Esta decisão é uma consequência da ampliação do Estado Nacional de Alarme até o dia 11 de abril. Com isso, não sabe quando haverá a retomada da disputa, e fica também indefinida a data da final da Copa do Rei, entre Athletic Bilbao e Real Sociedad.
A medida também foi estendida a disputas amadoras, além das de futsal e futebol de praia. Será sugerido o mesmo caminho aos torneios de futebol autônomo, sob responsabilidade das Federações Territoriais. A Espanha é um dos países mais afetados pela doença.
O QUE DIZ O COMUNICADO CONJUNTO DAS ENTIDADES:
A Comissão de Monitoramento, prevista no atual Acordo de Coordenação RFEF-La Liga, CONCORDA com a suspensão de competições profissionais de futebol até que as autoridades competentes do Governo da Espanha e da Administração Geral do Estado considerem que as mesmas podem ser retomadas sem representar nenhum risco para a saúde.
Tanto a RFEF quanto a LaLiga demonstram sua maior gratidão pública a todos aqueles que estão dedicando seus melhores esforços para fornecer serviços essenciais aos espanhóis. Também mostram uma lembrança sincera de todos os falecidos e deixam um abraço caloroso do mundo do futebol para todas as famílias que estão perdendo seus entes queridos.
Fonte: 90min