Nas grandes competições de futebol pelo planeta, sempre existem aqueles torcedores que chamam atenção. Na Copa América, claro, não é diferente. E, em se tratando de seleção peruana, David Chauca Quispe marca presença onde quer que seu time se apresente. Represente mais famoso da inchada vermelha e branca, “El Israelita”, como é conhecido, tem um apoio um tanto quanto incomum para acompanhar a equipe.
De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!
Os integrantes da Congregação Israelita de Jeová se dividem para bancar as viagens do seu representante. E isso já aconteceu também na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, e vai acontecer no Qatar, em 2022. “Há nove anos que acompanho essa seleção. Sou israelita, do Peru. Agora, vou para a Bahia acompanhar a minha seleção (contra o Uruguai, sábado, pelas quartas de final do torneio sul-americano). Eles me mandam as passagens e vou de avião. Sou o representante da minha congregação. Como um embaixador, um ministro. Como represento o meu povo, querem que eu esteja bem, que eu não fique na rua”, disse ele, ao Uol Esporte.
Na porta dos estádios, Quispe distribui cartilhas religiosas, com os Dez Mandamentos e os ideais de sua comunidade. “Vim para o Brasil com cinco mil panfletos escritos em português”, completou o torcedor, que também vai aos hotéis onde a equipe fica concentrada, sempre tendo uma túnica nas cores do Peru como indumentária característica. “Todos os jogadores me conhecem. Converso com o Guerrero e canto com eles”, completou. E assim ele segue, torcendo para que o Peru consiga avançar à fase semifinal.
Fonte: 90min