No próximo sábado (28), o Stade de France será palco da partida mais aguardada da temporada: Liverpool e Real Madrid se enfrentam na capital francesa, tendo como objetivo a maior glória do ano esportivo, o título da Champions League. Gigantes mundiais, Reds e Blancos estão habituados com esse tipo de palco e pressão, afinal de contas, estamos falando de clubes que somam, juntos, nada menos do que 19 conquistas continentais de primeiro escalão.
Em campo, Liverpool e Real Madrid contarão com inúmeros jogadores brasileiros que podem, sim, fazer a diferença em solo francês: Fabinho, Vinícius Júnior, Roberto Firmino, Rodrygo, Marcelo, Éder Militão, Alisson… Ao longo da história, por sinal, não foram poucos os casos de finais de Champions League marcadas por gol(s) de atletas tupiniquins. Relembre todas elas:
1. Mazzola
Nome que marcou época na Serie A Italiana, José Altafini, o Mazzola, foi o grande destaque do Milan na decisão da Champions de 1962/63, marcando dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Benfica.
2. Jair da Costa
Outro brasileiro que fez história em solo italiano foi Jair da Costa. Cria da base da Portuguesa, o ponta marcou o gol único do título da Inter de Milão sobre o Benfica, na final de 1964/65. É ídolo da torcida nerazzurri.
3. Juary
Revelado na base do Santos, Juary conquistou títulos de peso com a camisa do Porto, sendo o mais importante deles, a Champions de 1986/87, na qual marcou o gol decisivo do triunfo azul e branco por 2 a 1 sobre o poderoso Bayern de Munique.
4. Lúcio
Defensor que marcou época na Bundesliga, Lúcio deixou sua marca na final da Champions League 2001/02, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1 do Bayer Leverkusen para o Real Madrid de um inspirado Zidane.
5. Deco
Apelidado de Mago por seu QI de futebol acima da média, Deco construiu idolatria com várias camisas ao redor do mundo, dentre elas a do Porto, onde conquistou (como protagonista) a Champions de 2003/04. Marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Mônaco, em Gelsenkirchen.
6. Carlos Alberto
Outro brasileiro a ir às redes na decisão entre Porto e Mônaco, em 2003/04, foi o jovem Carlos Alberto. Revelado pelo Fluminense, o armador fez o ano de sua vida naquela temporada.
7. Juliano Belletti
O futebol é espetacular também por permitir enredos surpreendentes e heróis improváveis, como na final de 2005/06, marcada pelo gol decisivo de Juliano Belletti. Jogador de poucos tentos na carreira, o lateral saiu do banco de reservas para selar o 2 a 1 do Barcelona sobre o Arsenal.
8. Marcelo
Lenda do Real, Marcelo defende a camisa merengue desde 2007, tendo conquistado dezenas de títulos pelo gigante espanhol. Um dos mais simbólicos foi a Champions 2013/14, a sonhada La Décima, na qual o lateral marcou um dos gols da goleada por 4 a 1 sobre o Atlético de Madrid.
9. Neymar
Brilhante em seus primeiros anos de Barcelona, Neymar foi o grande nome da final da Champions de 2014/15, em Berlim, na qual a equipe blaugrana derrotou a Juventus por 3 a 1. Autor de um dos gols catalães, o camisa 11 foi protagonista na temporada de Tríplice Coroa do clube.
10. Casemiro
Dois anos depois de perder a final de Berlim para o Barcelona, a Juventus voltou a ser castigada por um gigante espanhol em uma decisão europeia: em 2016/17, o Real Madrid atropelou a Velha Senhora por 4 a 1, com o volante Casemiro anotando um golaço em Cardiff.
Fonte: 90min