Muitos dos amantes da Champions League costumam acompanhar apenas os ‘grandes diamantes’ da Europa, como Barcelona, Real Madrid, Juventus e Bayern de Munique. Com isso, muitos acabam perdendo algumas belas e desconhecidas pérolas do maior torneio de clubes do mundo, como FC Midtjylland e Atalanta, que se enfrentam na tarde de hoje (21), na Arena Herning, pela rodada de estreia do Grupo D desta edição da liga europeia.
Sem tanta expressão, investimento e nomes renomados, os dois clubes acabam ficando para trás e isto é normal. Porém, por que isto é um equívoco? Vamos por partes.
Queridinha do último calendário (2019/20), a Atalanta deixou o seu cartão de visitas ainda na temporada passada, quando incomodou os gigantes na Série A (Campeonato Italiano) – ficando na 3ª colocação – e também Champions League – chegando às quartas de final. Indomável, a equipe italiana continua bem neste ano (2020/21) e é um time para se ficar de olho: o seu ataque segue avassalador e destruindo os sistemas defensivos. Tudo normal. Segue o jogo.
O grande destaque deste artigo vai para o FC Midtjylland. Pouco conhecido, o modesto e jovem clube dinamarquês (fundado em 1999) tem uma abordagem diferente do futebol e um plano audacioso: fazer bonito em sua estreia na fase de grupos da Champions League, mesmo tendo um dos menores investimentos de toda a competição continental.
Mas o que há de tão especial e diferente? O grande e mais chamativo ponto acerca dos Lobos fica por conta de sua forma de enxergar o mundo da bola, indo “além da superfície”. Ou seja, eles trabalham essencialmente com dados e estatísticas e hoje aparecem como um dos garotos-propagandas da análise do futebol europeu – incluindo análise de desempenho dos atletas, de times, forma de jogar, atuação no mercado etc.
Bom, se vai dar certo na Champions League, não há como prevê, mas é um bom atrativo. Detalhe: fiquem atentos aos lances de bola parada da equipe.
Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique aqui.
Fonte: 90min