Na derrota do Brasil contra a Austrália por 3 a 2, Marta carregou uma “mensagem subliminar” em seus pés. A melhor jogadora da história do futebol feminino usou uma chuteira preta sem marca com um pequeno detalhe em azul e rosa.
Segundo o UOL Esporte, Marta não utiliza chuteiras com patrocínios como Adidas, Nike ou Puma porque nunca houve uma proposta à altura do que a craque representa no futebol. Esse é um dos motivos pela qual Marta utilizou a chuteira e comemorou o gol apontando pra ela, numa campanha que pede mais igualdade entre os gêneros no esporte.
Marta é embaixadora da ONU Mulheres, e essas causas são de extrema importância para ela e para a organização. A movimentação da atacante pode abrir caminho para as atletas mais novas, bem como a visibilidade recém-conquistada pela Copa do Mundo feminina. Andressinha, por exemplo, revelou que tem recebido algumas propostas em 2019, algo que não ocorreu na última edição do torneio, em 2015
A Marta está sem patrocínio, pq as marcas ofereceram p/ ela um quantia muito abaixo do que oferecem para o time masculino. Em protesto, ela está usando uma chuteira preta com o símbolo de um projeto: o Equal, em prol da equidade salarial. https://t.co/bnQMiuSgN7
— Juliana Leonel (@juoceano) June 13, 2019
“Esse ano, teve umas três ou quatro. Isso só para mim, fora as outras que tiveram outras oportunidades. Não é exatamente patrocínio, mas um acordo para você aparecer para fazer uma propaganda para eles. É remunerado, né? E é algo que eu não tinha em 2015” explicou a meio-campista.
Fonte: 90min