Nesta semana a Puma apresentou o novo terceiro uniforme da seleção italiana, e surpreendeu muita gente com a coloração verde da camisa. Com uma cor usada apenas uma vez na história da Azzurra, segundo o globoesporte.com, a Itália estreará seu novo uniforme no próximo sábado, contra a Grécia, pelas Eliminatórias da Euro 2020, em jogo que pode carimbar, antecipadamente, o passaporte para a competição, em busca do bicampeonato.
O novo manto foi criado com referências ao movimento artístico renascentista, dos séculos XIV a XVI, baseado nos elementos gráficos de padrões de tecidos e arquitetura da época. Além disso, segundo a fornecedora de material esportivo, a inspiração no Renascimento faz uma analogia a celebração dos inúmeros jovens talentos que a seleção possui em seu elenco principal.
Il kit #Rinascimento della #Nazionale celebra i nuovi talenti italiani
L’articolo https://t.co/Mqt1avFXG5@PUMAFootball si è ispirato alla maglia verde indossata un’unica volta durante la partita vinta 2-0 contro l’#Argentina nel 1954 all’Olimpico di #Roma.#NewWaveRises pic.twitter.com/GUpVY6L09j
— Nazionale Italiana (@Vivo_Azzurro) October 7, 2019
De acordo com ela, a camisa celebra “Os novos tempos e talentos proeminentes na Itália, para revelar a grandeza de sua história e nação, enaltecendo a onda de talentos que se destaca no país, dentro e fora do campo”. A celebração se justifica pelo fato de a seleção quatro vezes campeã mundial ter 12 jogadores com menos de 25 anos de idade e seu plantel. De fato, um time extremamente jovem e com um futuro promissor na Azzurra.
A nova camisa italiana, intitulada de Maglia Verde, foi utilizada pelo povo da Terra da Bota apenas uma vez em toda a sua história, em 1954, numa partida amistosa contra a Argentina, no Estádio Olímpico de Roma, na qual os italianos saíram vencedores pelo placar de 2 a 0.
— PUMA (@PUMA) October 7, 2019
Além do elenco principal ter usado a cor esverdeada, as seleções de base da Itália já adotaram esta cor como a principal, deixado a famosa azulzinha apenas para a seleção de cima. Ao que tudo indica, a ideia era fazer com que os jovens se sentissem mais motivados para apresentar um bom futebol e poderem vestir a tradicional Azzurra ao serem promovidos para defender sua seleção nas competições mais importantes.
Fonte: 90min