Campeonato Brasileiro

Ídolo do Corinthians, Tite completa 59 anos nesta segunda-feira

Publicidade



Ídolo do Corinthians, Tite completa 59 anos nesta segunda-feira - 1

Adenor Leonardo Bachi nasceu no dia 25 de maio de 1961, em Caxias do Sul, no estado de Rio Grande do Sul. Porém, foi como ‘Tite’ que Adenor conquistou o Brasil. A carreira de jogador começou em 1968, pelo time da cidade. Já em 1986, atuou pelo Guarani, por três temporadas antes de encerrar a carreira. Em Campinas, também cursou a faculdade de Educação Física, pela PUC. Iniciava-se ali o Tite treinador.

 

Em 2000, já com quase uma década de trabalho como treinador, Tite alcança uma certa visibilidade nacional ao derrotar o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho com o modesto Caxias. Logo no ano seguinte, é contratado pelo mesmo Grêmio e vence a Copa do Brasil de 2001 contra o Corinthians. Falando no time preto e branco, a história em São Paulo começa muito antes do que muita gente se lembra.

 

Ídolo do Corinthians, Tite completa 59 anos nesta segunda-feira - 2

FBL-ASIA-WCLUB-2012

Em 2004, Tite assumiu o Corinthians pela primeira vez na vida. Tirou o time da zona de rebaixamento e conseguiu terminar o Brasileirão em 5º lugar. No ano seguinte, a chegada de nomes como Tevez e Mascherano atrapalhou o trabalho do treinador, mesmo com um bom desempenho no Paulista. Principalmente por problemas de relacionamento com a MSI e sua figura principal, Kia Joorabchian, Tite deixou o comando do Timão, que seria campeão brasileiro no mesmo ano.

 

Antes de voltar para o Corinthians, o treinador ainda passou por Palmeiras, Atlético-MG e Internacional, no futebol brasileiro, onde conquistou a Copa Sul-americana de 2008. Em 2010, passou um breve período de tempo no Al Wahda, dos Emirados Árabes. Porém, após o desempenho ruim de Adílson Batista no Brasileirão, o Corinthians trouxe Adenor de volta já em outubro daquela temporada. Começava ali a consagração de Tite.

 

Logo após assumir o Timão, consegue bons resultados, brigando pelo título até o final. O Fluminense de Dario Conca acaba levando a melhor, porém, Tite classifica o time para a pré-Libertadores. O ano de 2011 começa bem, mas, de maneira inédita, a equipe que contava com Ronaldo e Roberto Carlos cai para o colombiano Tolima. O técnico balança no cargo, mas Andrés Sanchez, presidente do Timão, banca a continuidade do treinador.

 

Ainda naquele ano, o Timão sagra-se campeão brasileiro, com jogos emocionantes, como a vitória por 5×1 contra o rival São Paulo. O time se destaca pela segurança defensiva e pela objetividade no ataque. Em 2012, essas características do treinador alcançam o auge, ao vencer a inédita Libertadores da América. Em seguida, o Mundial do mesmo ano contra o Chelsea. Assim, Tite se tornava ídolo, tal qual os jogadores, referenciado pela Fiel.

 

Ídolo do Corinthians, Tite completa 59 anos nesta segunda-feira - 3

Brazil’s Corinthians head coach Tite giv

Em 2013, ainda venceria o Paulista e a a Recopa Sul-americana. No fim do ano, deixa o clube, após desgastes internos. Porém, já em 2015, retorna ao Timão e conquista o Brasileirão novamente. Aprimorando sua qualidade ofensiva, apresentou um dos melhores elencos recentes do Corinthians, orquestrando um meio-campo com Jadson, Renato Augusto, Ralf e Elias.

 

Ídolo do Corinthians, Tite completa 59 anos nesta segunda-feira - 4

Brazil v Korea Republic – International Friendly

Já em 2016, Tite deixa o Corinthians para a Seleção Brasileira. Disputa a Copa de 2018, quando cai para a Bélgica, nas quartas. Porém, é mantido pela CBF e continua até os dias atuais como treinador do Brasil.

 

Esse foi um breve resumo da vida de Adenor para desejar um Feliz Aniversário ao Tite, da Fiel!

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Hoje, o mestre Adenor completa 59 anos. . . O que dizer desse homem? . . #tite #selecaobrasileira #corinthians #fieltorcida #vaicorinthians

Uma publicação compartilhada por Falando de Corinthians (@falandodesccp) em

Fonte: 90min