No último domingo (10), Fortaleza e Ceará protagonizaram um dos Clássicos-Rei mais cruciais da história dos dois clubes. Apesar de não valer título – muito longe disso, na realidade -, o jogo tinha caráter decisivo pela situação dos dois arquirrivais na classificação do Brasileirão: quem ganhasse veria suas chances de rebaixamento serem drasticamente reduzidas, enquanto o derrotado sairia de campo mais próximo do Z-4. Apesar do peso emocional e esportivo em torno da partida, o clássico acabou repercutindo pelo ‘fator arquibancada’.
Além da bela festa protagonizada pelas duas torcidas – com direito a um mosaico de cada -, o lado tricolor da Arena Castelão aproveitou o confronto para mandar um recado à CBF e sua comissão de arbitragem, atualmente chefiada por Leonardo Gaciba. Como destaca o UOL Esportes, uma faixa com os dizeres ‘Parem! VAR já chega’ foi aberta pela torcida do Leão atrás de um dos gols, protesto que levou o juiz do jogo, o paulista Flávio Rodrigues de Souza, a interromper o andamento da partida.
Censura no Castelão!
Torcida do Fortaleza estendeu essa faixa em protesto contra o VAR, a partida foi paralisada pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza e só foi retomada após a faixa ser retirada. Vergonhoso, até quando vão censurar o torcedor??? pic.twitter.com/CxlUorF8PN
— O Canto das Torcidas (@OCantoOficial) November 10, 2019
Em um primeiro momento, a torcida do Fortaleza se recusou a retirar a faixa. A partida só foi retomada após jogadores do time, principalmente o capitão Wellington Paulista, se dirigirem ao setor e pedirem para recolhê-la pelo temor de uma sanção ao clube, mas não sem antes aplaudirem o protesto organizado pelas arquibancadas. O VAR tem sido alvo de críticas e questionamentos por parte da diretoria tricolor e de seu treinador, Rogério Ceni.
Fonte: 90min