Campeonato Brasileiro

Com pênalti no fim, Botafogo supera São Paulo no Morumbi e cola no G-6 do Brasileirão

Publicidade



Foi sofrido, foi suado e foi em condições bastante adversas. Foi, acima de tudo, uma vitória com cara de Botafogo. Se permitindo sonhar com algo mais do que apenas permanecer na elite nacional, o Alvinegro Carioca obteve uma vitória crucial para suas pretensões neste domingo (9), superando o São Paulo por 1 a 0 em pleno Morumbi, resultado sacramentado praticamente no “apagar das luzes” da partida.

Em virtude da forte chuva que castigou a capital paulista durante todo o dia, tricolores e alvinegros tiveram enorme dificuldade de fazer a bola rolar durante os 90 minutos de confronto. O gramado do Morumbi, apesar da boa qualidade, não conseguiu dar conta de drenar toda a água que caiu em São Paulo neste domingo. As condições adversas, no entanto, não foram páreo para a determinação do Glorioso: mesmo sem criar tantas oportunidades no ataque, a equipe de Luís Castro se apoiou na solidez de seu sistema defensivo e, em uma estocada nos minutos finais, conseguiu o lance que mudou a sua sorte no confronto.

Com pênalti no fim, Botafogo supera São Paulo no Morumbi e cola no G-6 do Brasileirão - 1
Gramado do Morumbi estava encharcado em virtude das fortes chuvas na capital | Alexandre Schneider/GettyImages

Após lateral forte batido direto para a grande área, Tchê Tchê pegou a sobra e ia saindo cara a cara com o goleiro Felipe Alves, até ser puxado pela camisa pelo zagueiro Léo. Em campo, o árbitro da partida mandou o jogo seguir, mas acabou sendo chamado pelo VAR. A intervenção da cabine se provou acertada, e o pênalti claro assinalado após revisão. Na cobrança, o centroavante Tiquinho Soares não perdoou e sacramentou a quarta vitória alvinegra nos últimos cinco jogos de Brasileirão.

A vitória por 1 a 0 sobre o Tricolor Paulista levou o Botafogo aos 43 pontos conquistados, a apenas cinco de distância do Athletico-PR, que ocupa a sexta posição e hoje abre a zona de classificação à próxima Copa Libertadores. Já o São Paulo estacionou na 11ª colocação com 40 pontos.

Fonte: 90min