A nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 acabou na última segunda-feira (6), com o triunfo do Goiás diante do Botafogo, no Rio de Janeiro. Com o término da partida, todos os 10 jogos da jornada foram concluídos. Mas, então, quem foi bem nessa mão da elite do futebol nacional? A seguir, veja a seleção da 9ª rodada do Brasileirão.
1. Muralha – Coritiba
Alex Muralha foi peça importante do Coritiba no Castelão. Com boas intervenções e algumas defesas difíceis, o goleiro evitou que o Coxa não pontuasse contra o Ceará. Boa atuação do arqueiro, que fez, conforme o SofaScore, nove defesas no jogo.
2. Mariano – Atlético-MG
Mariano acompanhou o ritmo do Atlético e não conseguiu ser tão efetivo no ataque contra o Palmeiras, mas o lateral-direito foi soberano na defesa e não facilitou nas investidas dos donos da casa. Muito seguro e físico, o defensor foi uma barreira atleticana no solo do Allianz Parque.
3. Nathan Silva – Atlético-MG
O defensor tomou conta da zaga do clube, realizou desarmes importantes e levou a melhor em grande parte dos lances. Uma atuação muito firme.
4. Vitão – Internacional
O sistema defensivo do Internacional funcionou bem, tanto que saiu ileso diante do Red Bull Bragantino. O zagueiro revelado no Palmeiras foi seguro, cortou lances de ataque, bloqueou chutes e ainda colaborou com desarmes. Se mostrou seguro em Bragança Paulista.
5. Rubens – Atlético-MG
O jovem lateral-esquerdo Rubens também mostrou serviço no empate entre Atlético-MG e Palmeiras. Sem grandes chances de ir ao ataque, o camisa 44 do Galo focou na defesa e foi muito bem, sobretudo nos lances contra o meia-atacante Dudu.
6. Alê – América-MG
A vitória do América-MG nessa jornada do Brasileirão passou muito pelos pés de Alê. O meio-campista marcou gol contra o Cuiabá, fazendo valer a “lei do ex”, e ainda evitou tento do rival já na etapa final do embate. Decisivo.
7. Zé Welison – Fortaleza
Zé Welison roubou a cena no embate entre Flamengo e Fortaleza. No Maracanã, o meio-campista do Leão do Pici foi absoluto nas divididas, esbanjou vigor físico e não deu espaço para os atacantes rivais. O volante foi muito bem.
8. Carlos De Peña – Internacional
Ele participou diretamente da construção da vitória por 2 a 0 do Internacional sobre o Red Bull Bragantino. O meio-campista que veste a 14 às costas fez o cruzamento que gerou o primeiro gol da equipe e, depois, cobrou pênalti para matar o jogo.
9. Éverton Ribeiro – Flamengo
Assim como resumiu o técnico Paulo Sousa, o Flamengo teve uma “atuação desastrosa” ao receber o Fortaleza no Maracanã lotado. Contudo, Éverton Ribeiro merece destaque – marcou o único gol do time contra o Fortaleza, tentou criar, chamou os companheiros e se esforçou para reverter o resultado negativo. Fez tudo o que conseguiu.
10. Marcos Leonardo – Santos
O autêntico camisa 9 foi “o cara” da nona rodada. Além de muita vibração e movimentação, o atacante evitou revés do Santos na Arena da Baixada ao marcar duas vezes contra o Athletico-PR. É um jovem de muito potencial.
11. Pedro Raúl – Goiás
Inspirado pela “lei do ex”, Pedro Raul foi acionado apenas no segundo tempo pelo técnico Jair Ventura, que curiosamente também despontou no Botafogo, e precisou de menos de 30 minutos em campo para brilhar. Logo no primeiro toque ele fez um giro e quase balançou a rede no Nilton Santos, mas depois cabeceou firme para vencer Gatito e ainda garantiu os três pontos que fizeram o esmeraldino deixar a zona de rebaixamento.
Fonte: 90min