La Masia está entre as melhores categorias de base do mundo. Capaz de prospectar, reter, revelar e tratar talentos como pouquíssimas, a fábrica de estrelas segue fazendo o que sabe de melhor: alimentar o futebol mundial. Gavi, Nico, Jutglà, Araújo e Abde são apenas alguns exemplos de nomes recentes.
Mas, ao olhar para trás, sempre nos deparamos com verdadeiras estrelas mundiais que tiveram passagens pela base do time catalão. Quem está no topo desta lista você provavelmente se lembra. Mas e dos demais? A seguir, você confere os 10 últimos grandes jogadores que deixaram as categorias do base do Barcelona.
10. Dani Olmo
Em vias de retornar ao Barcelona num futuro breve, o meia espanhol ficou sete anos na base culé (2007 – 2014), mas nunca chegou a estrear junto ao time principal. Desde 2020 no RB Leipzig, Dani Olmo teve o Dinamo Zagreb como seu primeiro clube profissional.
9. Ansu Fati
Tido como sucessor de Lionel Messi, Ansu Fati, apesar de ter apenas 19 anos, caminha a passos largos para liderar a nova geração blaugrana. Líder dentro das quatro linhas e plenamente identificado com a torcida, o atacante já fez história ao herdar a lendária camisa 10.
8. Mauro Icardi
Embora tenha grande parte dos seus feitos ligados ao futebol italiano (e posteriormente ao Paris Saint-Germain), Mauro Icardi deve parte da sua formação de base aos culés. Apesar da fase não ser das melhores, o argentino emplacou feitos dignos do status de estrela.
7. Sergi Roberto
Alternando momentos de titularidade absoluta e entradas pontuais, Sergi Roberto construiu um legado no Barcelona. Desde 2006 defendendo a camisa blaugrana, o meia subiu ao time principal em 2013 e, quase uma década depois, segue por lá. Conhece o Camp Nou como poucos.
6. Thiago Alcântara
Dos anos frutíferos no Bayern de Munique ao posto de pilar de Jürgen Klopp no Liverpool. Thiago Alcântara tomou gosto pelo currículo vencedor. E essa tendência começou lá no Barcelona. Das categorias de base ao time principal, foram sete anos nos gramados da Catalunha.
5. Cesc Fàbregas
Assim como Thiago, Fàbregas também não ficou muito na equipe principal em razão dos poucos minutos em campo. Contudo, ele retornou anos depois para consagrar seu nome na história do clube. Multivencedor nos gramados da Espanha e da Inglaterra, hoje o meia está no Mônaco.
4. Gerard Piqué
Mesmo tendo dedicados anos da carreira ao Manchester United, Gerard Piqué segue como rosto do Barcelona. Referência defensiva e pilar de grandes conquistas, o zagueiro marcou época junto aos culés. Muitos vieram e foram embora, mas ele permanece.
3. Sergio Busquets
Felizmente para o torcedor culé, Busquets e Guardiola tiveram seus caminhos cruzados. À época, Pep fez de Sergio o pilar da formação tática da equipe catalã e, mais de 10 anos depois, o espanhol segue desempenhando o mesmo papel. Com maestria, diga-se de passagem.
2. Pedro
Hoje na Lazio, Pedro também fez parte do brilhante grupo que ascendeu para os holofotes do futebol mundial sob tutela de Pep Guardiola. Foram sete anos na equipe principal, mais de 20 títulos e seu nome gravado na memória da instituição.
1. Lionel Messi
Maior nome da história do Barcelona, o eterno camisa 10 argentino se transformou em referência para absolutamente todos os assuntos relativos ao clube. Da base à glória na equipe principal. La Pulga desembarcou na Catalunha como um jovem promissor e saiu como uma estrela mundial.
Fonte: 90min