Com o empate entre Fluminense e Ceará na última segunda (15), o Campeonato Brasileiro de 2019 despediu-se de sua décima rodada, rompendo a marca de um quarto de competição já disputada. Com 2,2 gols/jogo de média – estatística alavancada pela goleada implacável do Flamengo -, a jornada deste fim de semana foi marcada pelo brilho individual de alguns gringos, com dominância de rubro-negros em sua seleção. Confira a seguir o XI ideal da rodada 10:
Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!
Diogo Silva (Ceará)
Se o Ceará conseguiu sair do Maracanã com um pontinho valioso para suas pretensões no Brasileirão, o torcedor alvinegro precisa agradecer ao seu goleiro. Diogo Silva fez ao menos três defesas espetaculares na partida, duas em finalizações do garoto João Pedro e uma em cabeçada à queima-roupa do centroavante Pedro.
Yago Pikachu (Vasco)
Voltando a se reencontrar atuando como lateral-direito, Yago Pikachu foi mais uma vez a válvula de escape do Vasco. Mesmo que sua equipe tenha saído de Porto Alegre derrotada – em partida repleta de polêmicas -, o camisa 22 foi um dos destaques individuais, anotando um gol de pênalti e criando inúmeras jogadas agudas, dentre elas a do segundo gol, anulado.
Lucas Veríssimo (Santos)
O trio de zaga santista vive momento espetacular no Brasileiro, tendo concedido apenas um gol nos últimos cinco jogos disputados. Apesar de se tratar de um esforço coletivo, não há dúvida de que a grande referência/liderança do setor é Lucas Veríssimo, praticamente impecável na vitória alvinegra contra o Bahia em Salvador.
Iago Maidana (Atlético-MG)
Miguel Trauco (Flamengo)
Escolhido por Jesus para sair jogando no lugar de Renê, o peruano deu mais uma prova de que ainda pode ser bastante útil ao Flamengo. Comumente cobrado por jogar em ‘câmera lenta’, Trauco escanteou ‘preguiça’ esteve em alta frequência diante do Goiás, assim como todo time carioca. Ajudou bastante no momento ofensivo e deu bela assistência para Bruno Henrique.
Carlos Sánchez (Santos)
Peça-chave para o equilíbrio e bom funcionamento de sua equipe, Sánchez foi, mais uma vez, o regente do meio-campo santista. Força, explosão, combatividade e apoio do uruguaio foram fundamentais para o Alvinegro sair da Fonte Nova com um resultado muito valioso, afinal, vencer o Bahia não têm sido fácil para nenhum gigante. Anotou o gol único da partida.
Bruno Guimarães (Athletico-PR)
Ano após ano, o Furacão vai reafirmando sua condição de clube formador/descobridor de jovens talentos. O bola da vez na Arena da Baixada é o meia Bruno Guimarães, de apenas 21 anos, jogador de potencial para ser gigante e rumar à Europa em breve. Contra o Internacional, dominou o meio-campo da equipe paranaense e iniciou a jogada do gol único de sua equipe.
De Arrascaeta (Flamengo)
Não há meias palavras para descrever aquela que foi, possivelmente, a atuação individual mais espetacular e dominante do futebol brasileiro em 2019. Inspirado, o meia uruguaio só não fez chover no Maracanã contra o Goiás, anotando três gols (um deles, golaço!) e distribuindo duas assistências para seus companheiros de ataque.
Pepê (Grêmio)
Mesmo com um time repleto de suplentes e jovens valores – Renato Gaúcho optou por poupar titulares visando a Copa do Brasil -, o Grêmio conseguiu uma importante vitória em casa, de virada, contra o Vasco. O triunfo só foi possível pela bela atuação individual do jovem Pepê, autor dos dois gols tricolores na partida.
Welllington Paulista (Fortaleza)
Veterano, em fim de carreira… E ainda assim, Wellington Paulista ainda sabe ser letal. Mesmo sem muito ritmo de jogo – chegava a partida após quase dois meses parado por lesão -, o camisa 99 só precisou de duas chances claras para balançar as redes duas vezes, conduzindo o Fortaleza a uma vitória importantíssima diante do Avaí.
Gabriel Barbosa (Flamengo)
Fechando a seleção da rodada, nada melhor que o artilheiro de 2018 e também da atual edição do Brasileiro. Mostrando oportunismo e tentando provar que pode ser o centroavante que Jesus deseja, o camisa 9 do Flamengo manteve a fase iluminada e deixou sua marca duas vezes contra o Esmeraldino, fechando a atuação de gala com outras duas assistências.
Fonte: 90min