O Chelsea já foi protagonista de muitos movimentos arrojados no mercado de transferências. Com isso, é natural que alguns jogadores marquem toda uma geração. Quem não se lembra, por exemplo, do amplo domínio exercido pelo entrosamento de Frank Lampard e Didier Drogba? Ou das defesas surreais de Petr Cech?
Alguns desses nomes, no entanto, acabam ficando esquecidos. E justamente sobre esta categoria que vamos falar hoje. Acompanhe:
8. Salomon Kalou
Atualmente sem clube, Kalou defendeu as cores do Botafogo na temporada passada. Sua passagem pelo Chelsea, embora levemente despercebida pelo grande público, rendeu 254 jogos disputados entre 2006 e 2012, além de 104 participações em gols (60 tentos mais 44 assistências). Goleou bastante nos Blues…
7. Arjen Robben
O experiente atacante neerlandês ganhou destaque internacional justamente depois da passagem pelo Chelsea, que aconteceu entre os anos de 2004 e 2007, rendendo dois títulos da Premier League, além de outras competições.
Robben optou por sair em direção ao Real Madrid, mas não conseguiu ter protagonismo semelhante. Mais tarde, rumou ao Bayern de Munique e ficou por nove temporadas (2009 – 2019) – período no qual empilhou vários títulos. Atualmente está no Groningen, da Holanda.
6. Juan Sebastián Verón
O meio-campista argentino defendeu as cores de dois clubes ingleses na carreira: Manchester United e Chelsea. Contudo, suas boas lembranças parecem estar restritas apenas ao dono do Old Trafford, onde o jogador sagrou-se campeão da Premier League.
Sua passagem pelos Blues não rendeu muitos frutos: Verón acabou disputando apenas 14 jogos. Anos mais tarde, em entrevista ao FourFourTwo, ele revelou arrependimento pela troca: “Achei que ir para o Chelsea poderia ser uma boa oportunidade para jogar com mais frequência, mas nunca deveria ter ido para lá. E não estou dizendo isso pelo Chelsea, foi bom ter um time que queria me contratar e eu estava animado por poder contribuir com algo para eles. Para fazer um investimento como esse, o clube tem que acreditar e confiar em você“.
5. Belletti
Brasileiro na lista? Mais de um, na verdade. Herói da Champions League em 2006 pelo Barcelona, Belletti resolveu mudar de ares no ano seguinte e escolheu o Chelsea como nova casa. A decisão, aliás, surpreendeu muita gente, que não imaginava uma troca tão arrojada depois de uma temporada histórica.
Pelos Blues, foram 94 partidas e cinco gols durante três temporadas. Anos mais tarde, ele explicou o motivo da inesperada mudança: “Fui para a melhor competição de clubes que existe. A Premier League é diferente. Ela foi criada para ser muito atrativa não só para os torcedores, mas para os jogadores. Existe um ambiente especial, tanto nos jogos como nos treinos, na relação com a imprensa e os torcedores“.
4. Mineiro
Carlos Luciano da Silva, conhecido como Mineiro, foi marcado pelos anos gloriosos no São Paulo e Seleção Brasileira. Na terra da Rainha, por outro lado, teve apenas uma passagem relâmpago: jogou somente duas partidas pela equipe inglesa. Mas, afinal de contas, como essa transação tão aleatória aconteceu?
A resposta estava no comando do time: Luiz Felipe Scolari, nosso Felipão, era técnico do clube e pediu a contratação do volante. Ambos saíram do time pouco tempo depois.
3. Samuel Eto’o
Artilheiro e campeão por quase todos os clubes que defendeu, é difícil encontrar um lugar onde Samuel Eto’o não tenha feito história. Sua passagem no Chelsea, porém, foi um rápido ‘romance de verão’ – diferente do longo casamento no Barcelona, por exemplo. Ele ficou apenas uma temporada na equipe inglesa, mas tratou de deixar bons números: 12 gols e sete assistências em 35 jogos.
2. Hernán Crespo
Amplamente conhecido na Itália e Argentina, Hernán Crespo defendeu as cores de apenas um clube da Premier League: o Chelsea. Ele chegou em 2003, ou seja, fez parte da primeira ‘Era Abramovich‘. À época, foi vice-artilheiro do torneio nacional (atrás de Adrian Mutu), mas acabou não se firmando por conta de lesões- vale lembrar que o centroavante disputava posição com Didier Drogba.
Retornou aos Blues na temporada 2005/06 para conquistar a competição principal e Supertaça da Inglaterra.
1. Alexandre Pato
Sim, temos uma passagem ainda mais aleatória que a de Mineiro! Pato era uma das maiores promessas do futebol brasileiro no início dos anos 2000 e logo chamou atenção de olheiros europeus. Antes dos 18 anos, por exemplo, havia sido vendido ao Milan.
Muitos anos depois, em 2016 para ser mais exato, o Chelsea contratou o centroavante por empréstimo depois de uma temporada muito aquém no Corinthians. O resultado não poderia ser diferente: decepção total e somente duas partidas disputadas. Pelo menos, ele sempre terá fotos de recordação…
Fonte: 90min