Ah, o Maracanã! Um dos palcos mais icônicos do futebol mundial completa 70 anos. Cartão postal da Cidade Maravilhosa, o “maior do mundo” tem muita história para contar, mas não apenas dos clubes cariocas. É hora de relembrar 7 times de fora do Rio de Janeiro que saíram campeões deste sagrado estádio.
1. Santos – 1963
O Peixe se sagrou bicampeão mundial em um histórico embate contra o Milan. Depois de uma vitória para cada lado, o duelo de desempate ocorreu no Maracanã, e o time paulista ganhou por 1 a 0. Uma festa em preto e branco no maior do mundo.
2. Grêmio – 1997
O Tricolor gaúcho foi ao Maracanã para se sagrar tricampeão da Copa do Brasil. O empate em 2 a 2 com o Flamengo, obtido já nos instantes finais da partida, consagrou a equipe azul.
3. Juventude – 1999
O time de Caxias do Sul construiu uma campanha inquestionável na Copa do Brasil daquele ano, e não seria um Maraca lotado que impediria a comemoração alviverde. Com o empate em 0 a 0 com o Botafogo, os gaúchos mais uma vez fizeram a festa, diante de 100 mil pessoas.
4. Corinthians – 2000
The Corinthians players celebrateO Timão se sagrou campeão mundial ao bater o Vasco da Gama, nos pênaltis, em pleno Maracanã. Na cidade que respira alegria, a comemoração foi paulista.
5. Santo André – 2004
Para a surpresa geral, o clube paulista deixou todos os rivais para trás e ganhou a Copa do Brasil superando o Flamengo na decisão. A vitória por 2 a 0, em pleno Maracanã, coloca o título como incontestável.
6. LDU – 2008 / 2009
O primeiro título de Libertadores da história do futebol do Equador foi obtido no Maracanã. O Fluminense, que tinha tudo para ganhar a competição, venceu por 3 a 1 no tempo normal, mas perdeu pelo mesmo placar nos pênaltis e fez sua torcida se calar. No ano seguinte, as duas equipes se encontraram mais uma vez na decisão da Copa Sul-Americana, e novamente, em pleno Maraca, deu LDU, que ficou com a taça após derrota por 3 a 0 – havia vencido por 5 a 1 em casa.
7. Independiente – 2017
O Flamengo tinha a chance de, no Maracanã, terminar a temporada dando volta olímpica. Mas o empate em 1 a 1, combinado com derrota anterior por 2 a 1, deixou os argentinos em condições de fazerem a festa.
Fonte: 90min