Quando falamos em trabalho de base na Espanha, La Masia, do Barcelona, é apontado de forma quase unânime como o grande celeiro de craques. A fama é justa, afinal, de lá vieram nomes como Andrés Iniesta, Xavi e o seis vezes melhor do mundo, Lionel Messi. Tentando diminuir a diferença para seu arquirrival, o Real Madrid vem trabalhando cada vez mais suas categorias inferiores, e o resultado disso, estamos vendo na atual temporada: alguns canteranos se destacando, seja com a camisa merengue, ou já defendendo outros clubes. Veja cinco deles:
5. Pablo Sarabia
Real Madrid v AJ Auxerre – UEFA Champions League
Chegou à academia de jovens do Real Madrid aos 12 anos e, depois de passar por todos os times de base, estreou no Real Madrid Castilla em 2010. Em dezembro do mesmo ano, debutou pela equipe principal em um jogo de Champions League. Se mudou ao Getafe no ano seguinte, mas foi no Sevilla que se consolidou como um grande atacante. Atualmente, ele é das peças importantes de rotação ofensiva no Paris Saint-Germain, onde registra 14 gols em 36 partidas.
4. Álvaro Morata
Real Madrid v Levante – Copa del Rey
O centroavante também fez toda sua formação nas canteras merengues, chegando ao juvenil A em 2009 e sendo promovido ao Castilla no ano seguinte. Estreou profissionalmente pelo Real ainda em 2010, mas acabou não se firmando por conta da enorme concorrência em seu setor. Se valorizou após ótimo período emprestado à Juventus e acabou sendo vendido por cifras pesadas ao Chelsea. Hoje, é uma das peças-chave do Atlético de Madrid de Simeone, onde vive seu melhor momento.
3. Marcos Llorente
Real Madrid CF v UD Las Palmas – La Liga
O talentoso meio-campista chegou ao Real Madrid em 2008 e logo alcançou o Youth Team, onde se destacaria e alavancaria uma ‘promoção’ ao Real Castilla em 2014. Estreou pela equipe principal merengue em 2015, contra o Levante. Também sofreu com a concorrência pesada de seu setor e acabou emprestado ao Alavés, onde teve boa passagem. Foi negociado em definitivo na temporada passada (2019), ao Atlético de Madrid, onde funciona atualmente como um ‘coringa’ para Simeone.
2. Achraf Hakimi
UEFA Champions League 2017-18 – Real Madrid vs Tottenham Hotspur FC
O lateral-esquerdo marroquino chegou ao Real aos 8 anos de idade, em 2006, e conquistou tudo nas categorias de base até ser promovido ao Real Castilla em 2016. Recebeu sua primeira oportunidade na equipe profissional em 2017, mas a disputa com Marcelo não era nada justa para o jovem talento, que acabou sendo emprestado ao Borussia Dortmund. Atuando como ala, emplacou a melhor temporada de sua carreira na Alemanha e agora está em vias de ser comprado pela Inter de Milão.
1. Dani Carvajal
Real Madrid CF v Real Valladolid CF – La Liga
Carvajal tinha apenas dez anos quando chegou ao Real Madrid em 2002, construindo uma carreira bastante interessante na base merengue. Aos 18 anos, chamou atenção do Bayer Leverkusen, que apostou em sua contratação para a temporada 2012/13. Foi muito bem na Alemanha e logo retornou ao gigante merengue, sendo imediatamente incorporado ao elenco principal. Desde então, são sete anos vestindo a camisa blanca, já se aproximando dos 300 jogos oficiais pela equipe.
Fonte: 90min