Da ascensão meteórica no RB Salzburg ao ‘encaixe perfeito’ no Borussia Dortmund, Erling Haaland se consolidou como um dos centroavantes mais desejados do futebol mundial na atualidade. Seus atributos físicos e técnicos, bem como sua grande maturidade para a pouca idade, fazem dele um verdadeiro fenômeno no Velho Continente: definitivamente, não são poucos os clubes que sonham em tirá-lo o quanto antes do Signal Iduna Park.
A seguir, listamos 5 clubes em que o norueguês encaixaria como uma luva:
Barcelona
Desde a despedida de Luis Suárez, o Barcelona vem testando formações sem um camisa 9 de ofício, com Griezmann fazendo ‘as honras’ em várias ocasiões.
Nesse sentido, a força e o oportunismo de Haaland combinariam perfeitamente com a qualidade de Lionel Messi em servir centroavantes e com a velocidade/habilidade de Fati ou Dembélé, trinca ofensiva hipotética que causaria estragos às defesas adversárias.
Liverpool
Salah em uma ponta, Mané em outra e Haaland como camisa 9. O quão letal seria esse trio de ataque? A inteligência tática e capacidade de adaptação de Roberto Firmino são muito valorizadas (com justiça) por Jürgen Klopp, mas a verdade é que o brasileiro não é um centroavante clássico, por vezes deixando a desejar na hora de definir a jogada.
Definir a jogada, por sua vez, é a especialidade do norueguês, que não costuma precisar de mais de uma chance para guardar o seu.
Juventus
Sabemos que Álvaro Morata parece ter sido feito ‘sob medida’ para a Juventus, mas Haaland, tecnicamente e fisicamente, agrega muito mais que o espanhol. Uma dupla de ataque formada pelo jovem norueguês e por Cristiano Ronaldo causaria dor de cabeça para qualquer sistema defensivo do futebol mundial.
Real Madrid
Benzema é idolatrado no Bernabéu e viveu, em 2019/20, a sua melhor temporada em nível técnico e regularidade. Dizer que o francês está em declínio seria falacioso, portanto.
Mas o Real já está de olho em um ‘herdeiro’ para a 9, e por isso desponta hoje como principal interessado em Haaland para 2021. Pelas qualidades do garoto e pelo potencial dos atacantes de lado do atual elenco merengue, é fácil imaginar o norueguês encaixando bem em Madrid.
Arsenal
O camisa 9 titular de Arteta é o francês Lacazette, que nunca ‘estourou’ de fato pelo clube londrino. Buscar uma referência ofensiva que complemente o veloz e habilidoso Aubameyang deveria ser uma das principais ambições do Arsenal e, na atualidade, Haaland é o nome a ser procurado por quem deseja presença de área, oportunismo e gols. Muitos gols.
Fonte: 90min