Chegamos ao final de mais uma rodada da Série A do Brasileirão, a de número 33. Pra variar, tivemos inúmeras marcações polêmicas e que geraram enorme debate nas redes sociais e nas mesas redondas… Vamos a algumas delas:
Supostos pênaltis em Grêmio x Flamengo
E AÍ? O QUE VOCÊ MARCARIA EM CADA LANCE?
Dois lances parecidos. Duas marcações distintas. Raphael Claus árbitro de @Gremio x @Flamengo, pelo #BrasileirãoNoEI, marcou pênalti a favor do Rubro-Negro, mas mandou o jogo seguir no lance do Tricolor. Concorda com as marcações? pic.twitter.com/XRk9nyBXPA
— Esporte Interativo (@Esp_Interativo) November 18, 2019
Abrimos logo com uma dose-dupla, vinda do duelo entre Grêmio e Flamengo em Porto Alegre. O jogo contou com dois lances parecidos, mas que tiveram sinalizações distintas da arbitragem: logo nos minutos iniciais de partida, Gabriel tentou cruzamento rasteiro pelo lado esquerdo de ataque, mas viu a bola parar no braço de Léo Moura, que deslizava no gramado na tentativa de interceptar o lance. O árbitro Raphael Claus (SP) assinalou penalidade, convertida pelo próprio camisa 9 rubro-negro. Na segunda etapa, o Tricolor Gaúcho descia pela direita e pediu pênalti pelo mesmo motivo, desta vez negado pelo apitador paulista.
Opinião da redação: De acordo com a nova orientação da arbitragem, lances de bola na mão em que o defensor está deslizando no gramado não devem ser interpretados como penalidade. Desta forma, nenhuma das duas jogadas acima citadas deveria ter ido à marca da cal.
Reclamação de pênalti em Fluminense x Atlético-MG
MAIS UMA VEZ ROUBADOS!!!
Antes do gol do argentino Di Santo, a arbitragem não marcou esse pênalti claro a favor do Atlético. pic.twitter.com/KT5IYX1t6q
— 𝙜𝙖𝙡𝙤𝙣𝙚𝙬𝙨.𝙘𝙤𝙢.𝙗𝙧 (@GaloNews_) November 17, 2019
O Fluminense vencia o jogo por 1 a 0 quando, em momento de grande pressão dos visitantes, o time inteiro do Atlético-MG reclamou de pênalti. Fábio Santos arriscou finalização firme que ia em direção ao gol de Marcos Felipe, mas o chute acabou parando nos braços do zagueiro do Tricolor Carioca, dentro da grande área. A jogada foi revista à beira do gramado pelo árbitro da partida, Leandro Pedro Vuaden (RS), que interpretou o toque como não-intencional.
Opinião da redação: Apesar da distância muito curta entre a finalização do lateral alvinegro e o marcador, o movimento do defensor tricolor se caracteriza como ampliação de área do corpo. O pênalti deveria ter sido sinalizado.
Gol anulado em Vasco x Goiás
Goiás marca, mas arbitragem anula após consulta ao VAR. Siga Vasco 1 x 0 Goiás https://t.co/8OjST7xIGa pic.twitter.com/AexbbN1avb
— globoesportecom (@globoesportecom) November 19, 2019
Em São Januário, o Vasco da Gama conquistava vitória importante por 1 a 0 sobre o Goiás, até que o time visitante conseguiu balançar as redes através do zagueiro Fábio Sanches. Mas a alegria esmeraldina não durou muito, tendo em vista que o lance foi para revisão do VAR e acabou sendo anulado pelo árbitro de campo, o paranaense Paulo Roberto Alves Júnior. Na interpretação do juiz, houve falta do centroavante Rafael Moura no Fredy Guarín, momentos antes da bola estufar as redes cruzmaltinas.
Opinião da redação: No lance citado, é possível perceber o volante colombiano puxando a camisa de Rafael Moura, que acabou ganhando no corpo por ser mais forte. Trata-se de uma disputa por espaço que acontece a todo momento em bolas paradas. O gol esmeraldino não deveria ter sido anulado.
Fonte: 90min