Após superar o Deportivo Lara, o Santos vai enfrentar o San Lorenzo (ARG), que bateu a Universidad do Chile na terceira fase prévia da Libertadores de 2021, em um duelo valendo uma vaga na chave de grupos da principal competição da América do Sul.
E, com o Peixe tendo um rival hermano pela frente, o 90min Brasil decidiu listar quatro confrontos históricos do Alvinegro contra clubes argentinos. Confira:
1. Boca Juniors 1 x 2 Santos (Conmebol Libertadores de 1963)
Há quase seis décadas, em 1963, o Santos superou o Boca Juniors e conquistou o tão sonhado bi da Conmebol Libertadores. A final, assim como era até 2018, foi disputada em duas partidas. A ida foi no Maracanã, e o Peixe venceu por 3 a 2. A volta foi na Bombonera, e o Alvinegro Praiano se saiu melhor mais uma vez e ganhou por 2 a 1. Com 5 a 3 no agregado, o clube ergueu o seu segundo troféu do torneio.
2. Santos 1 x 0 San Lorenzo (Conmebol Sul-Americana de 2006)
O Santos – assim como praticamente todos os clubes do Brasil da época – não estava focado na Sul-Americana de 2006, mas os compromissos frente ao San Lorenzo estão marcados na história. À época, de olho no Brasileirão, o Peixe ‘dormiu’ e tomou um amargo 3 a 0 do time hermano. Já na Vila Belmiro, o Alvinegro fez valer o mando de campo e ganhou por 1 a 0, o que não foi suficiente para ficar com a vaga para a próxima etapa da competição. Abre o olho, Peixe.
3. Vélez Sarsfield (1) x (1) Santos (Conmebol Libertadores de 2012)
Sob o comando de Muricy Ramalho, o Santos de Neymar, PH Ganso e cia sofreu, mas conseguiu levar a decisão frente ao Vélez Sarsfield para os pênaltis e avançar na Conmebol Libertadores de 2012. Do confronto: o Peixe perdeu por 1 x 0 na Argentina, e venceu pelo mesmo placar no Brasil. Assim, o duelo foi decidido na marca da cal e o Alvinegro levou a melhor, avançando assim às semis do torneio.
4. Santos 3 x 0 Boca Juniors (Conmebol Libertadores de 2020)
Embora esta partida ainda esteja muito fresca na memória, o que acaba embaçando um pouco o seu tamanho, o Santos fez história ao vencer o Boca Juniors por 3 a 0, na Vila Belmiro, na partida de volta da semifinal da Conmebol Libertadores de 2020. Além de não ser visto por muito como favorito, o Peixe passou por uma temporada de superação e chegou de forma surpreendente à fase mais aguda da Libertadores. Histórico.
Fonte: 90min