As emoções da Série A do Campeonato Brasileiro começam no próximo sábado (9), com três partidas. Desde 1959, quando a competição ainda se chamava Taça Brasil, muitos jogadores já mostraram seus talentos e entraram para a história com seus números surpreendentes no Brasileirão.
Pensando nisso, o 90min traz a seguir uma lista com os 10 atletas com mais partidas na elite do futebol nacional.
10. Edinho: 380 jogos
Longe dos gramados desde 2019, Edinho tem muita história no Campeonato Brasileiro. O ex-volante vestiu as camisas do Internacional, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Coritiba, CSA e Ceará.
9. Victor: 384 jogos
Victor resolveu parar sua carreira profissional em 2021, aos 38 anos. Seu último clube foi o Atlético-MG, onde virou ídolo. Além do galo, o ex-goleiro atuou também pelo Grêmio na Série A.
8. Márcio Araújo: 397 jogos
Márcio Araújo atuou pelo Flamengo por quatro temporadas | Matthew Stockman/GettyImages
Atualmente sem clube, Márcio Araújo está com 37 anos, sua última equipe foi o Sampaio Corrêa. O volante tem passagens por Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, CSA e Sport.
7. Fábio Santos: 397 jogos
Aos 36 anos, Fábio Santos ainda não dá sinais de quando vai parar de jogar futebol. Titular da lateral-esquerda do Corinthians, ele já defendeu o São Paulo, onde foi revelado, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Atlético-MG.
6. Paulo Baier: 404 jogos
Jogador histórico do Brasileirão, Baier pendurou as chuteiras em 2016. O ex-lateral e meio-campista que marcou época no Criciúma, também se destacou no Athletico Paranaense e Goiás, dentre outros, e atualmente ele trabalha como treinador.
5. Wellington Paulista: 413 jogos
Wellington Paulista atualmente defende o América-MG | RODRIGO BUENDIA/GettyImages
Rodado no futebol brasileiro, o atacante já vestiu as cores do Paraná, Santos, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Criciúma, Internacional, Coritiba, Fluminense, Ponte Preta, Chapecoense e Fortaleza. Atualmente joga no América-MG, onde chegou nesta temporada.
4. Diego Souza: 472 jogos
Mesmo aos 36 anos, Diego Souza segue com o faro de gol aguçado. Em 2022 a princípio ele não atua na competição porque está no Grêmio. Cria do Fluminense, passou pelos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro, mas também por outros times e foi campeão brasileiro apenas uma vez, em 2013, pelo Cruzeiro.
3. Léo Moura: 497 jogos
Longe dos gramados desde 2020, o polivalente jogador fez história no Brasileirão, principalmente jogando pelo Flamengo, onde é ídolo, e no Grêmio, quando sagrou-se campeão da Libertadores em 2017.
2. Rogério Ceni: 574 jogos
Maior goleiro artilheiro da história do futebol mundial e considerado por muitos o melhor jogador da história do São Paulo, ele vai disputar a edição de 2022 como técnico do Tricolor Paulista e integra a lista daqueles que foram campeões como jogadores, no próprio clube do Morumbi (2006 a 2008), e técnico (2020, no Flamengo).
1. Fábio: 596 jogos
Aos 41 anos, o goleiro que trocou o Cruzeiro pelo Fluminense na temporada atual está prestes a aumentar essa lista. Ele foi bicampeão brasileiro com a camisa celeste e também estava no elenco do Vasco que levantou a taça em 2000.
Fonte: 90min