Para quem pensava se tratar de “fogo de palha” que logo dissiparia, o Botafogo vem mandando recados diretos rodada após rodada: veio para ficar e não pretende abrir mão do topo da tabela do Campeonato Brasileiro, lugar ao qual chegou ainda na terceira rodada da Série A e onde permanece de forma isolada ao final da 14ª rodada.
Com 36 pontos conquistados em 42 disputados, a campanha do Glorioso já pode ser considerada épica e sem precedentes, ao menos até este ponto da competição nacional. A seguir, o 90min traz 4 marcas que tornam histórica a campanha do líder Botafogo.
1. Melhor campanha da era dos pontos corridos após 14 jogos
Com a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio na noite do último domingo (9), o Botafogo chegou aos 36 pontos e superou a campanha do Corinthians de 2017, detentor da melhor campanha da era dos pontos corridos após 14 jogos. O time de Fábio Carille, ao final de 14 rodadas, detinha os mesmos 36 pontos do Glorioso hoje, mas com uma vitória a menos: 11×12.
2. Apenas sete gols sofridos
O maior pilar desta histórica campanha alvinegra é a sua defesa, liderada por gigantes como Adryelson e Lucas Perri, além do xerife Victor Cuesta. Com apenas sete gols sofridos em 14 jogos (média de 0,5/partida), o Botafogo tem a melhor defesa da era dos pontos corridos da Série A após 14 rodadas disputadas.
3. Venceu todos os times do atual G-5
Não há adversário qualificado que o Alvinegro não possa superar. E a prova disso é o seu retrospecto diante de equipes da primeira parte da tabela de classificação, vencendo todos os rivais que ocupam o G-5 neste momento: Flamengo (3×2), Grêmio (2×0), Fluminense (1×0) e Palmeiras (1×0).
4. Maior vantagem da era dos pontos corridos
Qual é o tamanho da vantagem do Glorioso neste ponto da competição? Em poucas palavras, é inédito. Nunca uma equipe havia aberto 10 pontos de frente em relação ao segundo colocado da tabela após 14 rodadas. A maior vantagem, até então, eram os oito pontos do Corinthians sobre o Grêmio em 2017.
Fonte: 90min