Apesar do embalo no Campeonato Espanhol, o Barcelona vem encontrando sérias dificuldades na UEFA Champions League durante esse o árduo processo de reconstrução. Nesta semana o Barça perdeu para a Inter de Milão no San Siro e se complicou na principal liga de clubes da Europa.
Até aqui, o poderoso time do Camp Nou disputou três jogos na fase de grupos da Champions League 2022/23 e conseguiu apenas uma vitória, além de duas derrotas. A equipe bateu o modestíssimo Viktoria Plzen, da República Tcheca, mas não resistiu ao Bayern de Munique e à Internazionale. Os fantasmas do passado voltaram a assombrar o Barcelona.
Aliás, o Barça enfrenta águas turbulentas há muito tempo no principal torneio do Velho Continente. Desde o título há mais de sete anos, na temporada 2014/15, o time culé vem enfileirando vexames e mais vexames na competição: sofreu duros golpes nas noites de Anfield e Roma, o 8 a 2 contra o Bayern e sequer passou das oitavas de final nas duas últimas épocas – caiu nas oitavas em 2020/21 e na fase de grupos na edição passada (2021/22).
Tudo isso pesa e, hoje, o Barcelona vive a sua pior série de resultados da história da Champions League, conforme o jornalista Pedro Martin. Nas últimas 12 partidas – contabilizando jogos da última temporada –, o Barça conseguiu apenas três vitórias, além de sete derrotas e dois empates. O desempenho é ruim e muito aquém das expectativas da equipe.
Na atual temporada, o Barcelona ocupa a terceira colocação no Grupo C da Champions League, com três pontos somados, seis a menos que o líder Bayern (9) e três atrás do vice-líder Inter de Milão (6). O Viktoria Plzen ainda não pontuou e é o lanterna.
Fonte: 90min