Que o Brasil é um celeiro de craques desde sempre, não há nenhuma dúvida. Quando a gente resolve pôr na ponta do lápis quem cada um dos nossos grandes clubes revelou nos últimos tempos, fica ainda mais evidente o tamanho do alcance do nosso talento. Foi pensando nisso que investimos tempo e pesquisa nesta série: imaginar como nossos times seriam se as suas joias em atividade voltassem. Ou se nem fossem vendidas. Um sonho longe de se tornar realidade, mas não custa nada sonhar.
O Cruzeiro, apesar de estar passando pelo pior momento de sua história, se acostumou a colocar muitos talentos no mercado. Se tornou o berço de nomes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial. E nada melhor do que botar no papel um time de estrelas nascido na Toca da Raposa e que poderia, muito bem, estar envergando o manto celeste em 2020.
Gomes
Defendeu o time principal do Cruzeiro entre 2001 e 2004, mas foi o ano de 2003, com a Tríplice Coroa, que marcou definitivamente sua carreira. Com passagens pela seleção brasileira, PSV (Holanda) e Tottenham (Inglaterra), hoje é goleiro do também inglês Watford.
Mayke
Chegou no clube direto na categoria júnior, mas não demorou muito para se destacar também no profissional. Bicampeão brasileiro pelo clube (2013-2014), o lateral atualmente está no Palmeiras, onde também já participou de campanha de título nacional.
Wallace
Integrante do grupo campeão brasileiro de 2013, o zagueiro chegou a ser titular da Raposa, mas acabou se transferindo para o Braga, de Portugal, por quase 10 milhões de euros. No momento, é jogador do time português, mas tem seus direitos econômicos vinculados à Lazio, da Itália.
Maicon
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007, o zagueiro praticamente não foi aproveitado no elenco principal. Depois de passar por Porto (Portugal) e São Paulo, atualmente defende o Al-Nassr, da Arábia Saudita, emprestado pelo Galatasaray, da Turquia.
Diego Renan
Estreou na equipe principal do clube em 2008 e, entre idas e vindas, passou por diversos clubes, entre eles Vitória, Vasco da Gama e Chapecoense. Hoje, o lateral-esquerdo defende o CSA, de Maceió.
Ederson
Ele tem somente 20 anos de idade. Volante com características de marcação. Na atual temporada, se desvinculou do clube para assinar com o Corinthians, sua nova casa.
Lucas Silva
Dos quatro títulos nacionais conquistados na última década pelo Cruzeiro, o volante esteve presente em todos. Grande revelação do clube nos últimos anos, chegou a ser vendido para o Real Madrid e visto como um nome com potencial de seleção brasileira. Hoje, é jogador do Grêmio.
Guilherme
O meia era tido como uma das grandes joias da Raposa ali pelos idos de 2007, quando passou ao elenco principal. É bem verdade, porém, que veio a empilhar títulos fora do clube, principalmente no rival Atlético-MG. Também passou, dentro do Brasil, por Corinthians, Athletico-PR, Bahia e Fluminense. Atualmente, está sem casa.
Alisson
Bicampeão brasileiro sub-20 pelo clube mineiro, o atual meia do Grêmio repetiu a dose no profissional da Raposa. Considerado um jogador de talento, se tornou peça importante do elenco mineiro, e mantém esta posição agora no Tricolor.
Dudu
Ídolo máximo do atual Palmeiras, o atacante é visto como um dos principais jogadores da atualidade no futebol brasileiro. Além da velocidade, possui técnica e drible capazes de abrir defesas. Sem contar que, nos últimos anos, também aprimorou o faro de artilheiro. Iniciou no Cuzeiro e também jogou por Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e Grêmio.
Raniel
Chegou a ser considerado uma espécie de talismã por Mano Menezes tão logo apareceu no time principal. No entanto, sem muito espaço, acabou por buscar novos ares. Negociado com o São Paulo, o atacante hoje é jogador do Santos.
Fonte: 90min