Como todos sabemos, o mundo do futebol não é composto apenas pelo que acontece dentro das quatro linhas, mas sim por uma variedade de dimensões. Entre elas, uma que cresceu de forma exponencial nos últimos anos: a comercial. Com o tempo, o esporte mais popular do planeta se tornou um grande negócio, capaz de produzir continuamente novos produtos. Ao longo dos anos, a televisão e, mais recentemente, o Youtube, foram invadidos por propagandas envolvendo os protagonistas do futebol, e é inegável que alguns comerciais marcaram por sua iconicidade. Então, vamos ver juntos uma lista das 14 propagandas mais bonitas e famosas de todos os tempos.
1 – SEGA Mega Drive (1991)
O anúncio da marca japonesa se utilizou das figuras de Roberto Mancini e Walter Zenga, anunciando consoles junto com Gigi Lentini e Jerry Calà.
2 – Nike Soccer – Good x Evil (1996)
Vemos alguns dos jogadores mais famosos daquele período, incluindo Paolo Maldini, Manuel Rui Costa, Eric Cantona, Ian Wright, Patrick Kluivert, Figo, Ronaldo, Edgar Davids e Tomas Brolin, tendo como meta o enfrentamento com uma equipe de demônios em um verdadeiro jogo de sobrevivência
3 – Nike Soccer – Brazil Airport (1998)
Neste anúncio da Nike pré-Copa do Mundo, vemos a seleção brasileira ficar entediada em um aeroporto. Com isso, os atletas começam a atuar em vários números e a fazer exibições espetaculares, terminando com Ronaldo tendo um presságio sobre como terminaria a competição para os brasileiros.
4 – Pepsi – David Beckham x Juventus fan (2001)
Neste anúncio, vemos David Beckham interagindo de uma maneira muito engraçada com um fã muito jovem da Juventus, depois de ser substituído em uma partida fictícia contra o time italiano. O inglês, visivelmente derrubado, pede à criança um gole da Pepsi. Ela, por sua vez, solicita ao jogador a sua camisa, não como lembrança, mas para limpar a lata.
5 – Nike Soccer – The Cage (2002)
Um verdadeiro torneio secreto dentro de uma gaiola. Neste anúncio pré-Mundial de 2002, vemos alguns dos melhores jogadores daquele momento, incluindo Francesco Totti, Hidetoshi Nakata, Thierry Henry, Luis Figo, Roberto Carlos e Ronaldo, se enfrentando em 3 contra 3 tendo Eric Cantona como árbitro. Tudo em um navio de carga. Esse comercial foi tão bem-sucedido que foi seguido pelo que pode ser chamado de sequência real. Aqui o link para o vídeo da revanche: https://www.youtube.com/watch?v=vBy4zDLzQ-I.
6 – Pepsi – Ok Corral (2003)
Vemos um cenário ocidental estereotipado como pano de fundo para o desafio entre alguns dos mais famosos jogadores do Real Madrid e do Manchester United, incluindo David Beckham, Iker Casillas, Juan Sebastian Verón e Roberto Carlos. A publicidade termina com uma disputa de pênalti entre Beckham e Casillas, que o inglês consegue vencer graças à ajuda de seu cavalo.
7 – Nke Soccer – Brasil x Portugal (2004)
Na propaganda, vemos as formações de Portugal e Brasil prestes a entrar em um estádio indefinido para disputar uma partida fictícia, provavelmente de Copa do Mundo, quando Luis Figo começa a “provocar” os brasileiros. Todo mundo se esquece do jogo e se concentra em tentar driblar o rival, até que o árbitro põe um fim em tudo e força as equipes a se alinharem para os hinos nacionais.
8 – Nike Soccer, Joga bonito – Ibrahimovic x Cristiano Ronaldo (2006)
Quem não se lembra da série de spots ‘Joga Bonito’ produzida pela Nike? Propagandas épicas com alguns dos maiores campeões daqueles anos fazendo números e acrobacias com a bola. Neste, CR7 e Ibra, com narração de Eric Cantona, ilustra a preciosidade das propagandas.
9 – Adidas – José + 10 (2006)
É a publicidade pré-Copa do Mundo de 2006 da Adidas. Duas crianças de um bairro popular da América Latina (presumivelmente), depois de terem feito o “bim bum bam”, escolhem jogadores famosos do presente e do passado para seus times. Como é de se esperar, o jogo no campo poeirento é espetacular e emocionante, mas em algum momento a mãe de José o chama para casa com a frase em espanhol que ficou famosa: “José, para casa!”. Simplesmente maravilhoso.
10 – Nike Soccer – Take it to the next level (2008)
Este é, sem dúvida, um dos comerciais da Nike mais simples e criativos. Toda a publicidade mostra em primeira mão a vida de um jogador de alto nível entre jogos, treinamento e diversão. Muitos se perguntaram quem era o jogador em questão e, considerando que ele joga no Arsenal e é holandês (como evidenciado nas últimas cenas), deveria ser Robin Van Persie. No entanto, isso fica em segundo plano. O que importa é ver de perto como é ser ridicularizado por Cristiano Ronaldo e empurrado por Marco Materazzi.
11 – Nike Soccer – Write the future (2012)
Neste anúncio, vemos vários jogadores, incluindo Cannavaro, Didier Drogba, Wayne Rooney, Frank Ribery e Cristiano Ronaldo, imaginando o que aconteceria na vida deles fora do futebol. Aviso: a parte de Ronney é claramente a melhor: vê-lo abraçar a rainha ou humilhar Roger Federer no pingue-pongue é muito divertido.
12 – Nike Soocer – Risk Everything, Winner Stays (2014)
Neste anúncio da Nike de 2014, vemos um grupo de jovens jogadores em um campo suburbano, com alguns deles se transformando nos maiores campeões do futebol contemporâneo, incluindo Cristiano Ronaldo, Neymar, Zlatan Ibrahimovic, Andrea Pirlo e Andres Iniesta. O jogo então se move para um grande estádio e é decidido no final por um dos garotos do início do vídeo, que converte um pênalti contra Tim Howard, levando o público a um total frenesi. O momento notável do spot é a resposta dada por Ronaldo à provocação lançada pelo garoto do vídeo: ‘Consegui 50 mil fãs gritando meu nome’. A isso, CR7 responde: ‘sim, mas não ela’, indicando Irina Shayk, a linda modelo russa, sua ex-namorada.
13 – Nike Soccer – Risk Everythign, The Last Game (2014)
Assim como o anterior, esse anúncio faz parte de uma série preparada pela Nike para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No vídeo, um cientista do mal cria jogadores super computadorizados que tornam obsoletos os melhores atletas do momento, incluindo Cristiano Ronaldo, Neymar e Zlatan Ibrahimovic. Com a ajuda de Ronaldo (brasileiro), no entanto, nossos heróis voltam a jogar e, em um duelo final, conseguem derrotar os replicantes graças à sua imprevisibilidade
14 – Nike Soccer – The Switch (2016)
No vídeo, vemos uma partida entre Inglaterra e Portugal, na qual Cristiano Ronaldo, após um confronto no jogo, acaba nas arquibancadas, diante de um jovem fã inglês com quem ele troca de corpo após um feitiço. O vídeo culmina em um novo desafio entre Portugal e Inglaterra, liderada por Lee, o garoto do vídeo, que na verdade é CR7. Em um determinado momento, há uma disputa entre os dois. Quando se levantam, percebem que voltaram aos seus respectivos corpos e, sorridentes, continuam o desafio.
Fonte: 90min