Lendas do futebol feminino nacional e mundial, Formiga e Marta fizeram suas respectivas estreias pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo antes dos 18 anos de idade. Entretanto, ainda que as duas tenham sido altamente precoces no debute pela Canarinho em Mundiais, surpreendentemente elas não figuram no ranking de jogadoras mais jovens a participar da competição mais importante da modalidade.
Velozes e furiosas, estas 10 jogadoras listadas a seguir bateram recordes de precocidade, sendo as mais novas a serem convocadas para uma Copa do Mundo Feminina. Confira:
10. Lena Oberdorf (Alemanha)
Aos 17 anos e 170 dias, Lena Oberdorf, convocada para representar a Alemanha na Copa do Mundo de 2019, se tornou a mais jovem da história de sua seleção em um Mundial. Atualmente com 21 anos, a meio-campista é titular absoluta do Wolfsburg e peça fundamental na nacional.
9. Elisa Durán (Chile)
Nascida em 2002, a meio-campista bateu recordes de precocidade ao ser convocada com apenas 17 anos e 142 dias para defender o Chile na Copa do Mundo de 2019. Você pode vê-la em ação, atualmente, no Colo-Colo.
8. Dalila Ippólito (Argentina)
Ippolito participou da Copa de 2019 | Miguel Schincariol/GettyImages
Outra representante sul-americana a participar de uma Copa do Mundo Feminina antes de completar 18 anos foi Dalila Ippólito, convocada aos 17 anos e 32 dias para representar a Argentina no Mundial de 2019. Jogadora do Parma, deve estar em ação no Mundial deste ano.
7. Jody Brown (Jamaica)
O Mundial de 2019, como você pode notar, contou com diversas jogadoras jovens em seus elencos oficiais. Jody Brown, convocada pela Jamaica com apenas 17 anos e 52 dias, é mais um exemplo disso. É provável que vejamos mais de seu futebol na edição de 2023 da Copa do Mundo.
6. Caitlin Foord (Austrália)
Com apenas 16 anos e 230 dias, Caitlin Foord foi convocada para disputar a sua primeira Copa do Mundo pela Austrália na edição de 2011. Hoje, com 28 anos, a meio-campista do Arsenal é uma das mais conceituadas e experientes jogadoras das Matildas.
5. Mary Fowler (Austrália)
Outra jogadora australiana a fazer história pela precocidade foi Mary Fowler, convocada com apenas 16 anos e 115 dias para defender as Matildas na Copa do Mundo de 2019. Ela é a jogadora mais jovem de sua seleção a participar de um Mundial.
4. Elena Danilova (Rússia)
Na quarta posição deste ranking, aparece a atacante Elena Danilova, que estreou por sua primeira Copa do Mundo de sua carreira como futebolista em 2003, com apenas 16 anos e 107 dias. Vale destacar que a jogadora da Rússia marcou em seu debute no torneio, ostentando, até os dias de hoje, o status de jogadora mais jovem a marcar um gol em Mundiais.
3. Annalie Longo (Nova Zelândia)
Abrimos o top-3 deste levantamento com Annalie Longo, uma das atletas mais importantes da história do futebol feminino neozelandês, totalizando hoje mais de 120 internacionalizações. A primeira delas aconteceu em 2006, quando tinha apenas 15 anos. Tinha apenas 16 anos e 76 dias em seu primeiro jogo de Copa, em 2007.
2. Mónica Vergara (México)
A segunda jogadora mais jovem a participar de uma Copa do Mundo Feminina responde pelo nome de Mónica Vergara. Convocada pelo México na edição de 1999, entrou em campo quando tinha apenas 16 anos e 53 dias. Depois de se aposentar dos gramados, a defensora passou a atuar como treinadora.
1. Ifeanyi Chiejine (Nigéria)
De acordo com os dados levantados pela FIFA, nenhuma atleta, até hoje, superou Ifeanyi Chiejine em precocidade até os dias atuais. Com apenas 16 anos e 34 dias, a atacante foi selecionada pela Nigéria para disputar a Copa do Mundo de 1999. Ao longo de sua carreira pela seleção africana, participou de três Mundiais e duas edições de Olimpíadas.
——————————————————————————————————————————————-
Este artigo foi trazido a você por Velozes & Furiosos 10. Preparem os motores, apertem os cintos e pegue a pipoca porque o Super Lançamento chegou do cinema direto para o conforto de sua casa.
Seja o primeiro a comprar ou alugar o filme a partir de 6 de julho no formato digital direto em sua TV, no App ou na Web!
O fim da estrada está chegando.
Velozes & Furiosos 10, é o décimo filme da franquia Velozes & Furiosos, lança os capítulos finais de uma grande saga, uma das mais famosas e populares do cinema, agora com sua terceira década e ainda mais forte. Com o mesmo elenco e personagens principais de quando começou.
Ao longo de muitas missões e lutando contra todos os obstáculos impossíveis, Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos, mais furiosos e mais rápidos do que todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles enfrentam o seu oponente mais letal: uma ameaça terrível das sombras do passado, alimentada por sede de vingança e determinada a destruir esta família e a destruir tudo – e todos – que Dom mais ama.
Assista ao trailer abaixo:
Fonte: 90min