Contratações movimentam o mercado futebolístico e geram muitos debates entre os torcedores, avaliando se são positivas ou não para os clubes. Em muitos casos, o nome de um novo contratado já é conhecido pelos torcedores antes mesmo do anúncio oficial por parte das equipes.
Em outros casos, porém, há algumas negociações inesperadas que movimentaram os gramados nos últimos anos, como mostramos abaixo.
9. Dani Alves – São Paulo
Quando ele saiu do Paris Saint-Germain se especulava que ele poderia retornar ao Barcelona, principalmente após ser eleito o craque da Copa América 2019, disputada em território nacional. Os rumores cresceram e em agosto do mesmo ano acabou fechando com o São Paulo, onde ficou até setembro de 2021.
8. Ronaldinho Gaúcho – Querétaro
O craque brasileiro surpreendeu a todos na temporada 2014, quando partiu para o México. Ele estava livre no mercado e acertou com o Querétaro. Tudo isso aconteceu após Ronaldinho se destacar bastante com a camisa do Atlético-MG, onde foi campeão da Libertadores.
7. Van Dijk – Liverpool
O zagueiro chegou ao Liverpool no ano de 2018, após se destacar por algumas temporadas com a camisa do Southampton. Sua contratação surpreendeu a todos, já que os Reds pagaram cerca de 80 milhões de euros, um valor considerado muito alto. O tempo, porém, provou que o clube acertou e conseguiu fechar com um dos melhores zagueiros do mundo.
6. Oscar – Shanghai SIPG
O meia-atacante era uma das grandes promessas do Brasil e ganhou grande destaque quando fechou com o Chelsea. Entretanto, tomou uma decisão em 2017 de fechar com o Shanghai SIPG, por um valor que surpreendeu: 65 milhões de euros. Com isso, ele tornou-se o jogador mais caro da Liga Chinesa, onde está até hoje.
5. Shinji Kagawa – Real Zaragoza
O meia-atacante japonês saiu do Borussia Dortmund e acertou com o Real Zaragoza em agosto de 2019. Kagawa manifestou seu desejo de jogar na Espanha, mesmo que para isso precisasse reduzir drasticamente o seu salário. Ele ficou apenas uma temporada, depois jogou no PAOK (Grécia) e agora está no Sint-Truiden (Bélgica).
4. Ángel Di María – Manchester United
O argentino foi uma das peças utilizadas pelo Real Madrid para conquistar a Champions League e a Copa do Rei em 2014. Além disso, foi uma figura importante para a seleção da Argentina que chegou à final da Copa do Mundo daquele ano. Em agosto partiu para o Manchester United, em uma transferência no valor de 75 milhões de euros, a mais cara do futebol inglês na época.
3. Radja Nainggolan – Cagliari
O meio-campista belga partiu para o Cagliari em agosto de 2019 em uma negociação que surpreendeu a todos. De acordo com informações de jornais europeus, a decisão de deixar a Inter de Milão foi tomada por motivos pessoais do jogador. Atualmente o jogador de 33 anos atua no país natal, mais precisamente no Royal Antwerp.
2. Mario Mandzukic – Al-Duhail
O atacante croata deixou a Juventus em dezembro de 2019 e foi anunciado como o novo reforço do Al-Duhail (Catar). Tinha 33 anos quando partiu para o Oriente Médio e tinha condições, na época, de seguir atuando em alto nível no futebol europeu, surpreendendo a todos com a sua decisão, tanto que depois encerrou a carreira no Milan na temporada 2020/21.
1. Nabil Fékir – Real Betis
O meio-campista francês também surpreendeu ao acertar com o Real Betis após se destacar no Lyon. Todos especulavam que o jogador partiria para uma equipe de alto escalão no futebol europeu, mas ele preferiu o clube espanhol, e custou 19,7 milhões de euros.
Produzido por Camilo Guerrero, do 90min ES. Você pode acessar o conteúdo aqui.
Fonte: 90min