90min pt-BR.
No próximo sábado, dia 1º de junho, Wembley será palco do jogo mais aguardado de toda a temporada de clubes europeus: a grande final da Champions League 2023/24. Em campo, veremos duas equipes de status e históricos distintos nesta competição, com a “zebra” Borussia Dortmund tentando surpreender o maior “bicho-papão” quando o assunto é UCL, o Real Madrid.
Mas a enorme diferença de investimento e de tradição na competição continental é apenas uma das muitas histórias interessantes que envolvem este confronto em solo inglês. E, por incrível que pareça, há coisas que aproximam estes dois clubes tão distintos: ambos estarão se despedindo de referências suas neste final de semana.
A seguir, o 90min elenca as despedidas que devem marcar a grande final da Champions League:
Lenda do Borussia Dortmund, amado pela torcida aurinegra, Marco Reus anunciou durante a temporada 2023/24 que está se despedindo do clube que defendeu por 12 anos. O meia-atacante queria atuar no BVB por mais um ano, mas não teve seu contrato renovado. Em seu comunicado oficial, não há menção sobre aposentadoria, portanto, ainda podemos ver Reus em atividade na próxima temporada – mas vestindo outra camisa.
Após uma década de excelência com a camisa merengue, Toni Kroos decidiu “pendurar as chuteiras”, decisão recebida com grande surpresa pela comunidade do futebol e por seus companheiros de equipe. O alemão, de apenas 34 anos, segue performando em alto nível – e esse era seu desejo, parar ainda no auge de seu rendimento técnico e físico. Sábado, portanto, será seu último jogo como atleta madridista e a Euro 2024, pela Alemanha, será sua última competição oficial.
Borussia Dortmund
O zagueiro de 35 anos, que é um dos destaques técnicos da surpreendente campanha aurinegra na Champions, está em fim de contrato no BVB e ainda não chegou a um acordo de renovação. Ele foi procurado por clubes da Itália, como Milan e Juventus, e não descarta a possibilidade de abraçar uma nova “aventura de carreira”.
O ponta, que se reencontrou na carreira ao retornar ao Dortmund via empréstimo, tem seu passe vinculado ao Manchester United. A opção de compra presume um valor alto de taxa de transferência sendo pago pelo clube alemão aos ingleses, portanto, sua permanência no Signal Iduna Park é incerta. A final da UCL pode ser, de fato, seu último jogo pelo Dortmund nesta segunda passagem.
Real Madrid
Maestro da equipe merengue, Luka Modric, de 38 anos, ficará livre no mercado da bola ao final deste mês de junho. Ele tem negociações em curso com o Real Madrid para extender o vínculo por 12 meses, com a temporada 2024/25 sendo a sua “última dança” como jogador de futebol. No entanto, as tratativas ainda não tiveram um desfecho, o que nos permite deixá-lo nesta lista de “despedidas em potencial”.
Assim como Modric, Lucas Vázquez também está em reta final de contrato no Real e negocia uma renovação curta, válida por uma temporada. Neste exato momento das tratativas, sua permanência parece mais provável do que a despedida.
O zagueiro de 34 anos também está em fim de contrato e, ao contrário de Modric e Lucas Vázquez, não parece inclinado a permanecer no Santiago Bernabéu. Segundo múltiplas fontes da imprensa internacional, o camisa 6 tem outra oferta oficial em mãos e deve deixar o Real.
Encerramos essa lista de potenciais despedidas com dois jogadores que integram o elenco merengue via empréstimo: o goleiro Kepa e o atacante Joselu, herói na semifinal contra o Bayern de Munique. Nenhum dos dois deve ter seu vínculo prorrogado.
Leia mais sobre a Champions League em:
Nathalia Almeida , 90min pt-BR.
Fonte: 90 minutos..
Fri, 31 May 2024 13:46:46 +0000