Neste sábado, a partir das 11h, o duelo entre Grêmio e Juventude, em Porto Alegre, abre o segundo turno do Campeonato Gaúcho. E, ao longo dos anos, as duas equipes já fizeram confrontos importantes e decisivos, seja pelo Estadual ou por competições nacionais. A partir de agora, vamos relembrar sete deles.
Campeonato Gaúcho de 1996 – Final
O Grêmio, de Luiz Felipe Scolari, vinha em um momento mágico, com Jardel brilhando em seu último semestre no clube, e conseguiu se impor, com vitórias no Alfredo Jaconi (3 a 0) e no Olímpico (4 a 0).
Campeonato Gaúcho de 2001 – Final
Tricolores e alviverdes se cruzaram novamente na decisão do Gauchão. Tendo em Marcelinho Paraíba seu destaque e o técnico Tite no banco de reservas, o Grêmio ficou com a taça, ganhando por 3 a 2 em Caxias do Sul e 3 a 1 em Porto Alegre.
Campeonato Brasileiro de 2002 – Quartas de final
Os dois times gaúchos fizeram um confronto regional no primeiro mata-mata daquele Brasileirão. O empate em 0 a 0 no Olímpico deu a chance ao Ju a chance de, em casa, fazer valer a melhor campanha. No entanto, o Grêmio, ainda com Tite de técnico, ganhou por 1 a 0 o duelo de volta e se classificou.
Campeonato Gaúcho de 2007 – Final
O Grêmio, mais um vez, deu a volta olímpica. Depois de um 3 a 3 na Serra, ganhou por 4 a 1 em casa. Comandado por Mano Menezes, o Tricolor fez a festa.
Campeonato Gaúcho de 2013 – Semifinal (segundo turno)
Grêmio e Juventude fizeram um duelo único no Alfredo Jaconi. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Alviverde levou a melhor nos pênaltis (5 a 4) e avançou à decisão da Taça Farroupilha, deixando Vanderlei Luxemburgo e companhia pelo caminho.
Campeonato Gaúcho de 2016 – Semifinal
Com Roger Machado no banco de reservas, o Grêmio sucumbiu no Estadual. Ao perder por 2 a 0 a partida de ida no Alfredo Jaconi, foi eliminado mesmo com vitória por 3 a 1 na Arena. Afinal, o saldo qualificado jogou a favor do time da Serra.
Copa do Brasil 2019 – Oitavas de final
No ano passado, Grêmio e Juventude se cruzaram no torneio de mata-mata. E o Tricolor, de Renato Portaluppi, avançou ao natural. Empatou em 0 a 0 no Jaconi e aplicou 3 a 0 na Arena.
Fonte: 90min