A cada quatro anos os brasileiros pensam seriamente em trocar suas TVs, mesmo que as telas da sala estejam de certa forma servindo bem. Claro que todo mundo quer melhor definição e um tamanho ainda mais generoso para ver a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de Futebol. Mas será que é só por isso mesmo?
- Do P&B ao 8K | A transformação na transmissão das Copas do Mundo
- Como as pessoas acompanhavam a Copa do Mundo antigamente
A firma de consultoria Growth for Knowledge (GfK), que costuma trazer insights confiáveis sobre mercado há mais de 85 anos, analisou o desempenho de vendas de TV em anos de Copa do Mundo de Futebol. E os cinco fatos que envolvem o aumento do interesse pelas telas podem ser muito úteis para consumidores e comerciantes entenderem melhor o que está por trás dessa paixão por tecnologia e esporte.
- 1. Historicamente, as vendas crescem em anos de Copa do Mundo: comparando as vendas globais de TV em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, houve um incremento de 19%;
- 2. Promoções ajudam as vendas no período que antecede o evento: quanto mais desconto, melhor para o desempenho do produto no varejo. Em 2018, um em cada quatro produtos vendidos tiveram desconto de 10% ou mais;
- 3. Os produtos premium oferecem mais oportunidades para as marcas: as maiores telas foram vendidas antes ou durante a competição. As superfícies das TVs vendidas durante a Copa do Mundo de 2018 foram, em média, quatro polegadas maiores do que o tamanho médio comercializado no ano (37,7 polegadas). O tamanho médio da tela vendida até agosto de 2022 é de 44,5 polegadas;
- 4. As vendas em lojas físicas acontecem antes da competição e online, no decorrer dos jogos: no último ano de Copa do Mundo, 2018, até maio, as vendas físicas foram 8% maiores, enquanto em junho, com a competição já em andamento, as vendas online cresceram 11%;
- 5. Acesso aos dados de mercado ajudam os varejistas a se manterem relevantes nas vendas: as temporadas de vendas sazonais, como a Copa do Mundo, exigem ação rápida e tática, para responder rapidamente às demandas, mudanças do mercado e comportamento do consumidor.
“A Copa surge como uma boa oportunidade de antecipação da Black Friday, mas, por sua duração próxima do Natal, pode-se pensar em um calendário estendido e com diferentes categorias em foco. Temos que levar em conta o desempenho dos brasileiros no Catar, que pode abrir margem para novas compras, conforme eles sigam avançando na competição”, comenta Fernando Baialuna, diretor de Varejo e Negócio da GfK.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Vai trocar a TV? Vem de Canaltech Ofertas!
A gente aqui no Canaltech sabe bem como é chato e caro cair em “ofertas ciladas”, que não cumprem com o que foi anunciado e até ferem a segurança do consumidor. Por isso mesmo, o Canaltech Ofertas faz questão de respeitar você e levar as melhores preços e oportunidades.
Para ter acesso a cupons de desconto e ofertas, fique atento também aos grupos do WhatsApp e Telegram.
Trending no Canaltech:
- Cérebro de adolescente que dorme tarde se desenvolve de forma diferente
- “Tatuagem inteligente” pode virar moda entre aparelhos vestíveis
- Cientistas reconstroem rosto da primeira múmia grávida do mundo, com 2 mil anos
- The Crown | O que você precisa lembrar para assistir à temporada 5?
- Black Friday | 5 dicas para proteger seu e-commerce
- Praga disfarçada de extensão para Chrome permite controle de PCs das vítimas
Fonte: Canaltech