Futebol

10 brasileiros que já anotaram hat-trick em jogos de Libertadores

Publicidade



90min pt-BR.

O Internacional superou as adversidades impostas pelo Atlético Nacional no Beira-Rio e goleou a equipe colombiana por 3 a 0, em duelo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, com hat-trick inédito para Alan Patrick. O desempenho marcante confirmou que o meia está vivendo seu melhor momento na carreira desde quando chegou ao Colorado.

No embalo dos três gols marcados por Alan Patrick, o 90min relembra, a partir de agora, outros brasileiros que conseguiram um hat-trick em jogos de Libertadores, destacando temporadas recentes e nomes históricos que também possuem este feito.

O memorável título do Grêmio da Libertadores de 1995 ficou marcado por uma goleada histórica de 5 a 0 aplicada sobre o Palmeiras no antigo Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em 26 de julho, graças principalmente aos três gols marcados por Jardel, em confronto válido pelas quartas de final. Na ocasião, o Imortal era visto como “azarão” em um duelo contra o Verdão que tinha nomes como Cafu, Roberto Carlos e Rivaldo, mas o técnico Felipão conseguiu mobilizar o elenco para fazer o resultado no jogo de ida.

Leandro Damião

Leandro Damião deu show contra o The Strongest na Bolívia / JEFFERSON BERNARDES/GettyImages

Antes do show de Alan Patrick contra o Atlético Nacional, o último atleta do Inter que havia conseguido um hat-trick em jogos de Libertadores havia sido Leandro Damião. Na ocasião, o ídolo Colorado marcou três dos cinco gols na goleada de 5 a 0 sobre o The Strongest, em partida válida pela fase de grupos da temporada 2012, no Beira-Rio.

Pedro

Pedro fez três gols sobre o Vélez na Argentina / Marcos Brindicci/GettyImages

Em um de seus melhores jogos na carreira, o centroavante Pedro marcou três gols contra o Vélez Sarsfield no Estádio José Amalfitani, quando o Flamengo goleou os argentinos por 4 a 0 no primeiro jogo das semifinais da temporada 2022. Além do gol que abriu o placar aos 31 minutos de jogo, Pedro também foi às redes aos 15 e aos 37 da etapa complementar. Everton Ribeiro foi o responsável pelo segundo gol do Mengão ainda no primeiro tempo.

Thiago Neves

Thiago Neves marcou três gols no Maracanã contra a LDU / JUAN MABROMATA/GettyImages

O torcedor do Fluminense não possui grandes memórias em relação à final da Libertadores de 2008, mas Thiago Neves certamente não esquece o fato de ser o único atleta da história com um hat-trick em finais da principal competição de futebol das Américas. O Tricolor superou a LDU por 3 a 1 no Maracanã no jogo da volta, mas deixou escapar o título para os equatorianos nos pênaltis.

FBL-LIBERTADORES-PETROLERO-PALMEIRAS

Raphael Veiga teve noite histórica contra o Independiente Petrolero / AIZAR RALDES/GettyImages

Em duelo válido pela fase de grupos da Libertadores 2022, o Palmeiras goleou o Independiente Petrolero por 5 a 0, com Raphael Veiga marcando os três primeiros gols da partida, incluindo um golaço no segundo tempo. Naquela noite, Veiga ultrapassou o ex-meia Alex (12 gols) na artilharia histórica da Libertadores pelo Alviverde.

Neymar

Neymar marcou três gols diante do Internacional na fase de grupos / Helio Suenaga/GettyImages

Neymar é um dos poucos jogadores que possuem hat-trick em Champions League e Libertadores em sua carreira. No ano de 2012, na Vila Belmiro, o ídolo do Santos foi decisivo na em jogo válido pela 2ª rodada da Libertadores, com três gols marcados sobre o Internacional, na Vila Belmiro.

Zico jogador do Flamengo

Zico acumula 33 hat-tricks pelo Flamengo / Reprodução Fifa

Maior ídolo da história do Flamengo e um dos maiores nomes do futebol brasileiro em todos os tempos, Zico também possui contribuição nessa lista devido ao hat-trick conseguido contra o Cerro Porteño (vitória por 4 a 2), em um dos jogos mais marcantes na campanha do título da Libertadores de 1981. O artilheiro marcou três gols em 20 minutos diante dos paraguaios.

FBL-LIBERTADORES-CRUZEIRO-HURACAN

Fred decidiu jogo decisivo pelo Cruzeiro na Libertadores 2019 / DOUGLAS MAGNO/GettyImages

Com grande apresentação na Libertadores de 2019, Fred teve uma de suas melhores noites com a camisa do Cruzeiro. O artilheiro marcou três dos quatro gols na goleada sobre o Huracán no Mineirão, resultado que garantiu vaga às oitavas de final na época. Naquela noite, Fred estava completando 100 jogos pela Raposa.

Jadson

Jadson atravessou grande fase em 2018 / Marcelo Endelli/GettyImages

Confirmando uma das melhores fases de sua carreira, Jadson marcou três gols na histórica vitória do Corinthians sobre o Deportivo Lara por 7 a 2, pela Conmebol Libertadores de 2018, na Venezuela. Sidcley, Romero e Júnior Dutra (2) completaram a goleada do Timão.

Não poderíamos fechar esta lista sem citar o nome de Pelé, nome máximo da história do futebol mundial. Na campanha do bicampeonato consecutivo do Santos na Libertadores de 1963, o artilheiro marcou três dos quatro gols na vitória sobre o Botafogo por 4 a 0, sendo esta uma das páginas mais marcantes da história do Santos e o primeiro hat-trick de brasileiros na competição continental.

Leia mais sobre a Libertadores:

Fabrício Carvalho , 90min pt-BR.

Fonte: 90 minutos..

Fri, 11 Apr 2025 12:55:12 +0000