Esportes

A incrível história do Sheriff, primeiro clube moldavo classificado à fase de grupos da Champions

Publicidade



A fase de grupos da Champions League ainda nem começou e já temos uma belíssima (e inédita) história para contar. Depois de 18 tentativas, o Sheriff Tiraspol conseguiu sua tão sonhada classificação rumo à próxima etapa do torneio continental mais importante do Velho Continente. Além do ineditismo enquanto clube, a marca pode ser comemorada por toda uma nação, afinal, estamos falando do primeiro time da Moldávia a alcançar a chave principal da competição.

A classificação veio após empate sem gols com o Dínamo de Zagreb, na Croácia, pela última fase eliminatória da Champions. Como os moldavos haviam vencido por 3 a 0 em casa, a igualdade no placar bastou para que a história fosse escrita. Essa que, aliás, tem dois personagens brasileiros: Fernando Costanza, ex-Botafogo, e Cristiano, ex-Volta Redonda, ambos laterais.

Fundado em 1997, o Sheriff Tiraspol é a principal força da Moldávia: são 19 títulos nacionais conquistados nas últimas 21 temporadas, além de 10 Copas da Moldávia na conta. A performance doméstica faz com que o clube seja “figurinha carimbada” na fase classificatória da Liga dos Campeões, mas foi somente agora, 18 tentativas depois, que a equipe finalmente conseguiu avançar.

Nas três etapas eliminatórias, os moldavos superaram o Teuta (Albânia), Alashkert (Armênia) e Estrela Vermelha (Belgrado). Agora, o time se une ao Red Bull Salzburg (Áustria), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Young Boys (Suíça), Malmo (Suécia) e Benfica (Portugal), todos se classificaram entre esta terça e quarta-feira. O sorteio dos grupos acontece nesta quinta (26).

A incrível história do Sheriff, primeiro clube moldavo classificado à fase de grupos da Champions - 1
Ex-Botafogo, Fernando Costanza faz parte do histórico elenco do Sheriff Tiraspol | Pixsell/MB Media/Getty Images

Fonte: 90min