Repatriado pela Juventus após dois anos sabáticos – período em que o clube de Turim se aventurou, sem o sucesso esperado, com treinadores de filosofia mais ofensiva -, Massimiliano Allegri retornou à Velha Senhora mudando alguns paradigmas em relação ao seu antecessor, Andrea Pirlo.
Além de mudanças no campo das ideias de jogo, o novo treinador também deu “novo status” a algumas peças do elenco bianconero: alguns que estavam praticamente esquecidos ou fora dos planos do clube, voltaram a figurar entre os relacionados; outros atletas, por sua vez, têm recebido menos minutos em comparação ao que tinham/tiveram em 2020/21.
Pensando nisso, elencamos 6 jogadores que mudaram de status na Juventus sob comando de Allegri:
Ganharam espaço
1. Luca Pellegrini
Com Andrea Pirlo, o lateral-esquerdo reserva, utilizado em momentos de ausência de Alex Sandro, era o jovem Gianluca Frabotta. Já sob comando de Allegri, a opção imediata para o brasileiro é Luca Pellegrini, de 22 anos.
Após empréstimos seguidos para Cagliari e Genoa, o camisa 17, enfim, começa a receber suas oportunidades em Turim. Ao todo, já disputou 3 partidas na atual temporada.
2. Daniele Rugani
Assim como na lateral-esquerda, houve também uma espécie de mudança de hierarquia no miolo de zaga juventino com Allegri.
Além dos veteranos Chiellini e Bonucci, e do astro holandês De Ligt, a Juve de Pirlo contava com Merih Demiral como quarta opção para o setor. Nesta temporada, a opção do clube foi emprestar o turco e reintegrar Rugani, que estava emprestado em 2020/21.
O defensor italiano conta com a confiança de Allegri e vem recebendo minutos de jogo.
3. Mattia De Sciglio
Outro jogador que voltou aos planos da Juventus a partir da chegada de Max Allegri foi o lateral-direito De Sciglio, mais um jogador que o treinador conhece de longa data.
Com Pirlo, a Juventus alternava entre Danilo e Juan Cuadrado, ponta que vinha sendo improvisado no setor. Agora, o colombiano voltou a atuar mais à frente, em sua posição de origem.
4. Federico Bernardeschi
Não podemos dizer que Bernardeschi não vinha sendo aproveitado por Pirlo, mas o atacante italiano tem figurado mais entre os titulares agora, com Allegri. E, ao contrário da temporada passada, vem fazendo bons jogos. Começa a recuperar a confiança do torcedor bianconero.
Perderam espaço
5. Aaron Ramsey
Pirlo bem que tentou transformar o meia galês no regente, no “trequartista” juventino, mas não conseguiu. Mais uma vez, as inúmeras lesões e a falta de regularidade minaram o melhor de Ramsey, algo que já tínhamos visto em seu tempo no Arsenal.
Sem se encontrar com a camisa do clube de Turim, o jogador de 30 anos deve deixá-lo em breve, afinal, não tem sido usado por Allegri e conta com um dos maiores salários do elenco.
6. Dejan Kulusevski
O sueco deixou de ser a opção número 1 entre os atacantes considerados reservas, perdendo minutos para Bernardeschi e para o próprio Dybala, que começa a nova temporada recuperado dos problemas físicos e tendo, de volta, o posto de titular absoluto e capitão do time.
Ainda assim, Kulusevski tem aparecido na grande maioria dos jogos da Velha Senhora, geralmente recebendo oportunidades na reta final das partidas.
Fonte: 90min