O DualSense marca uma mudança radical dos antigos controles da Sony, e é um salto para uma nova geração com o Playstation 5. O novo controle, junto das inovações do novo console, “será transformador para os games – continuando a nossa missão PlayStation de sempre levar a fronteira dos games adiante, agora e no futuro”, conforme afirmado por Jim Ryan, Presidente & CEO, Sony Interactive Entertainment no lançamento do PS5.
Desde então, o DualSense tem recebido crítica positivas e negativas, mas muito mais prós em favor do novo controle. E para provar que ele realmente tudo o que o CEO da Sony Interactive Entertainment disse, Szymon Erdmański, produtor do Bloober Team, mostrou como o controle interage com seu mais novo game de terror em duas realidades de The Medium.
The Medium é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa, com gameplay inovador de duas realidades, basicamente, você pode jogar em dois mundos ao mesmo tempo. E essa premissa que faz com que existir um pouco mais de imersão, leve os jogadores a uma nova sensação de jogabilidade. E isto só é capaz graças ao novo hardware do Playstation.
Em The Medium, o jogador é Marianne, uma médium que vive em dois mundos, o nosso e o espiritual que totalmente hostil. Durante a jornada o jogador deverá desenterrar segredos perturbadores, resolver puzzles em duas realidades e sobreviver a encontros com espíritos sinistros, tudo enquanto explora duas realidades ao mesmo tempo. E para ajudar, a trilha sonora foi composta por Arkadiusz Reikowski, do Bloober Team e Akira Yamoaka, de Silent Hill.
DualSense a prova!
De acordo com a equipe de desenvolvimento de The Medium, que pode ser conferida no vídeo acima no destaque da página, o Bloober Team aproveitou ao máximo as configurações do DualSense para que os jogadores possam ir mais a fundo no mistério do jogo. Segundo a empresa, os jogadores irão sentir todas as reações da personagem em relação ao mundo em volta dela.
Isto graças ao sistema de resposta tátil do DualSense. Enquanto Marianne explora o local, os jogadores terão as mesmas sensações da personagem, como por exemplo, quando ela usa sua habilidade Spirit Shield, o jogador pode literalmente sentir em suas mãos quando dezenas de mariposas fantasma atingirem a barreira!
A mesma coisa acontece quando Marianne usa sua outra habilidade, a Out of Body, que faz com que ela saia do seu corpo e explore em forma de espírito. Por essa habilidade ser mais restrita, a personagem precisa retornar logo ao seu corpo, e o DualSense começará a vibrar para te avisar. E isso realmente cria um suspense e ansiedade sem limites no jogador!
Segundo ainda o Bloober Team, os gatilhos também terão um trabalho a ser desenvolvido nesta imersão, já que eles tornam o DualSense mais intuitivo. Por exemplo, a habilidade do Spirit Blast não é apenas apertar um botão e pronto! O gatilho irá resistir e aos poucos irá se soltando, até poder ser pressionado completamente. Imagine isso acontecendo com outros jogos que devemos “carregar” o poder, como no caso dos títulos de luta?
Todo o poder do DualSense ainda não foi mostrado, mas já dá para se ter uma ideia do que os usuários do Playstation 5 podem aguardar com os futuros jogos. Poder ter o gatilho resistindo para carregar algum poder, a vibração um pouco mais afiada do que simplesmente tremer como acontece com os controles atuais, além de outros benefícios podem transformar o DualSense em um dos melhores controles de consoles.
Mas isto, apenas o futuro irá dizer!
Fonte: Observatório de Games