TV, Filmes & Séries

Senhor dos Anéis: saiba tudo sobre a série da Amazon

Publicidade



Imagem: Amazon

Em 2017, a Amazon anunciou que havia adquirido os direitos para produzir uma série no universo de Senhor dos Anéis, tendo pago a gigantesca cifra de 250 milhões de dólares. Assim, todo mundo está ansioso para ver como essa história vai ser adaptada, já que a obra vai se passar em uma época inédita.

Dessa forma, o texto de hoje traz não só as principais informações sobre a nova série, mas também tudo que você precisa saber sobre esse mundo incrível. Vamos lá!

J. R.R. Tolkien, um dos maiores escritores de todos os tempos

Nascido em 1892 na atual África do Sul, J. R.R. Tolkien tinha como pai um gerente de banco e uma mãe dona de casa.

Seus primeiros anos de infância se passaram no país africano, mas logo ele se mudou para a Inglaterra, após a triste morte de seu pai.

Com isso, cresceu e foi educado apenas por sua mãe, uma católica fervorosa que amava livros. Essas duas características foram herdadas por Tolkien e se mostraram de imensa importância para sua escrita.

Entretanto, o que realmente mudou sua vida foi a descoberta de um interesse bem incomum: as línguas.

Assim, o jovem sul-africano amava estudar os idiomas, desde sua origem até suas regras. Além disso, sua maior diversão era justamente criar novas linguagens, com direito a alfabeto e tudo mais.

Em agosto de 1914, já casado com Edith Bratt, se alistou no exército e foi enviado para lutar na Primeira Guerra Mundial. Nesse conflito, o escritor viu diversos colegas morrerem de forma brutal, pegou a terrível febre de trincheira e começou a criar as bases de sua mais famosa criação.

O Hobbit: Lá e de volta outra vez

Após o fim da guerra e o nascimento do seu primeiro filho, Tolkien entrou para a Universidade de Leeds, em 1920, e se tornou um membro do corpo acadêmico. Dessa forma, aprofundou ainda mais seus conhecimentos.

Assim, foi por volta dessa época que ele começou a escrever O Hobbit, primeiro livro do universo de Senhor dos Anéis a ser publicado.

A obra conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit (um ser semelhante a um ser humano, mas muito baixinho e com pés peludos) que recebe a missão de acompanhar 13 anões guerreiros e um mago na busca por um tesouro guardado por um dragão.

Essa aventura só seria publicada mais de 10 anos depois, em 1936. Apesar disso, foi a porta de entrada para esse mundo espetacular e já continha um elemento de vital importância: o Um Anel.

Durante um momento da história, Bilbo se perde do restante do grupo e adentra nas densas trevas do centro de uma montanha. Nesse local, é confrontado por um ser horrível, o tão famoso Gollum. Desesperado para escapar, Bilbo encontra um anel que, ao ser colocado, torna seu usuário invisível.

Desse modo, ele escapa das garras da criatura, com o anel em seu bolso. Mal sabia ele que aquele não somente era um anel mágico, mas O Um Anel, o anel de poder mais poderoso já criado.

Senhor dos anéis

Depois que O Hobbit foi publicado e amado pelos fãs, Tolkien passou a trabalhar em uma sequência que conseguisse superar o sucesso do livro.

Entretanto, ele não era um escritor muito ágil, passando mais de dez anos para concluir a trilogia Senhor dos Anéis. Assim, entre 1954 e 1955 foram lançados “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”. Todos os três compõem a famosa saga chamada de Senhor dos Anéis.

Basicamente, as obras mostram algumas décadas após os acontecimentos de O Hobbit, quando Bilbo já está mais velho e perto de abandonar sua casa para viver uma última aventura.

Dessa forma, é revelado que o anel que Bilbo achou lá atrás é, na verdade, o Um Anel. Ele foi criado por Sauron, um ser maligno cujo desejo é afundar a Terra Média em caos e destruição.

Enquanto o Um Anel foi forjado em segredo, outros 20 anéis foram feitos pelos elfos, com três sendo dados aos reis de seu povo, sete aos anões e nove para os homens. Esses são os Anéis de Poder.

Entretanto, Sauron tinha conhecimento da existência desses artefatos e utilizou todo seu poder justamente para criar o Um Anel, capaz de controlar todos os outros e levar o mal para quem os utilizasse.

Depois disso ser descoberto, cabe ao sobrinho de Bilbo, Frodo Bolseiro, levar o Anel para o vulcão onde foi criado, já que somente lá ele pode ser destruído.

O universo de Senhor dos Anéis e sua importância para a língua inglesa

O Senhor dos Anéis foi e continua sendo um dos livros de maior sucesso que já existiram. Assim, influenciaram tudo que veio após, tanto na literatura, quanto em música, cinema, quadrinhos e TV.

Inclusive, as obras de Tolkien costumam ser estudadas em colégios, de forma semelhante a como autores como Machado de Assis são estudados no Brasil.

Esses três livros são excelentes para quem busca aprender inglês sozinho através de leitura. Não é um ensino completo do inglês, mas com certeza será de grande ajudar no seu aprendizado.

A série da Amazon

Agora, resta a dúvida: o que a série da Amazon irá contar?

Bom, como os direitos adquiridos pela empresa não permitem adentrar nas histórias de O Hobbit ou O Senhor dos Anéis, a equipe resolveu explorar um tempo muito mais antigo.

Assim, em Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder, veremos o processo de criação não só dos 20 anéis distribuídos entre as diferentes raças, mas também do terrível Um Anel.

Também veremos grandes batalhas que somente foram citadas nas outras obras, como a batalha em que Sauron foi derrotado e acabou perdendo o Um Anel. Foi somente por conta dessa derrota que, muitos anos depois, o ingênuo Bilbo acharia esse terrível item mágico.