Em cartaz nos cinemas brasileiros, Resistência não demorou a conquistar a crítica especializada! O novo filme de Gareth Edwards (Rogue One: Uma História Star Wars) faz sucesso ao subverter alguns dos principais clichês da ficção científica em uma história sobre o potencial humano e a Inteligência Artificial.
“À medida que uma guerra entre a raça humana e a Inteligência Artificial arrasa o mundo, um ex-agente das forças especiais é recrutado para caçar e matar o Criador – um misterioso cientista que criou uma arma com o poder de acabar com o conflito e com toda a humanidade”, diz a sinopse de Resistência.
Liderado por John David Washington (Infiltrado na Klan), o elenco de Resistência conta também com Gemma Chan (Eternos), Ken Watanabe (O Último Samurai) e Allison Janney (Eu, Tonya).
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre a aclamação crítica de Resistência; confira antes de assistir à ficção científica nos cinemas!
Críticos elogiam os principais aspectos de Resistência
Logo após estrear nos cinemas americanos, Resistência causou uma forte impressão na crítica especializada, garantindo 75% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O filme de ficção científica é elogiado, basicamente, por todos os seus aspectos – desde a direção de Gareth Edwards até o desempenho do elenco, passando pelos efeitos especiais e pela abordagem responsável de temas sensíveis.
A maneira como o longa aborda os perigos da Inteligência Artificial, inclusive, foi considerada “atual” e “relevante” pela imprensa especializada. Afinal de contas, atualmente, o desenvolvimento acelerado da I.A. causa medo e apreensão em todo o mundo.
No entanto, isso não significa que Resistência é um filme perfeito! Na verdade, nas principais resenhas do longa, jornalistas criticam alguns elementos do roteiro, particularmente do terceiro ato.
“Visualmente impressionante, e cheio de espetaculares sequências de ação, Resistência é uma ficção científica atual e bem interpretada, que satisfaz mesmo quando não tem muita substância”, diz o consenso do Rotten Tomatoes.
Em um cenário cinematográfico marcado por reboot, remakes e continuações, a originalidade da trama de Resistência também chamou a atenção da crítica.
“O roteiro pode até ter falhas flagrantes e moralidade dolorosamente ambígua, mas Resistência é uma narrativa de ficção científica completamente original”, diz a jornalista Maggie Lovett no site Collider.
Como citamos anteriormente, o fato do filme colocar a Inteligência Artificial no centro de sua trama é apontado como um dos pontos mais altos da produção.
“Resistência é um filme intrigante, estimulante, e de tirar o fôlego. O longa aborda – com lógica e sentimento – a temática mais importante da nossa geração, que é a Inteligência Artificial”, completa o crítico Peter Bradshaw no tabloide The Guardian.
Por fim, Resistência também é uma boa pedida para quem gosta de filmes de ficção científica repletos de ação, efeitos especiais, visuais desconcertantes e lições contundentes.
“Resistência é uma viagem! É um filme que faz você pensar sobre nossa existência e sobre o mundo que nos cerca. Além disso, o longa ‘explode’ a sua mente com ótimos visuais”, diz Brian Truitt no USA Today.
Você já pode assistir Resistência nos cinemas brasileiros.
O post Resistência: Por que ficção científica está sendo aclamada pela crítica apareceu primeiro em Observatório do Cinema.
Fonte: Observatório do Cinema