O sucesso de Barbie já é inquestionável. O filme mal chegou aos cinemas e já é uma das maiores bilheterias do ano, superando grandes medalhões e quebrando alguns recordes. E, enquanto muita gente ainda tenta encontrar um ingresso para conferir o longa, há quem conta os dias para a estreia da boneca no streaming.
- Atriz de Barbie estava em Vingadores e você não notou
- Barbie │ A história de Midge e Allan, os bonecos descontinuados da Mattel
Se este é o seu caso, saiba que há uma boa e uma má notícia sobre isso. A má é que a Warner Bros não deu previsão de quando o título estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling vai ser liberado na HBO Max, o que pode deixar os fãs um tanto apreensivos. Contudo, a parte boa é que o histórico do estúdio pode indicar que esse universo rosa-choque chegará relativamente em breve.
Os últimos lançamentos da empresa, Shazam! Fúria dos Deuses e A Morte do Demônio: Ascensão, foram liberados no streaming cerca de dois meses depois de sua estreia no cinema. O filme de terror precisou de apenas 62 dias para ser liberado aos assinantes, enquanto o super-herói de Zachary Levi demorou 67 dias para chegar à plataforma.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Seguindo essa lógica, seria seguro dizer que Barbie chega à HBO Max na segunda quinzena de setembro ou mesmo no início de outubro. Seria inclusive, uma data bastante estratégica para pegar carona com o Dia das Crianças no Brasil, celebrado no dia 12 de outubro.
É claro que a Warner dificilmente vai levar nosso calendário em consideração, mas o cronograma apresentado favorece essa coincidência.
Lançamento em plataformas digitais pode acontecer em agosto
Ainda comparando com o padrão dos lançamentos recentes da Warner, a chegada de Barbie às plataformas digitais pode ser até mais veloz. A janela entre a estreia nos cinemas e a chegada a lojas como Google Play, Amazon e iTunes costuma ser de pouco mais de um mês, o que colocaria o filme dirigido por Greta Gerwig disponível para ser visto no conforto de sua casa já a partir da segunda metade de agosto.
E, novamente, exemplos não faltam. The Flash é o caso mais recente dessa celeridade toda. O longa do herói de Ezra Miller ganhou as telonas em 15 de junho e já deve começar a ter cópias para venda e locação no próximo dia 30 de julho — ou seja, uma janela de apenas 45 dias.
Usando esse período como régua, as cópias digitais de Barbie podem ser disponibilizadas entre o fim de agosto e o início de setembro.
Sucesso pode fazer Barbie demorar um pouco mais
Ao mesmo tempo em que os lançamentos recentes da Warner mostram um cenário bastante otimista para quem quer conferir o mundo rosa-choque no conforto de sua casa já nos próximos meses, é preciso levar em conta que o fenômeno Barbie pode alterar esse padrão. Assim, caso o efeito Top Gun se repita, a boneca pode ter uma passagem prolongada nos cinemas e seu lançamento digital ser adiado para potencializar a bilheteria.
Em 2022, vimos isso acontecer com Top Gun: Maverick. O longa de Tom Cruise foi um sucesso comercial tão grande que a Paramount Pictures foi na contramão de outros estúdios — incluindo a própria Warner — e manteve a produção o máximo que pôde nos cinemas. A sequência estreou em maio e só foi liberada para locação em agosto. Nos streamings, o lançamento só aconteceu em dezembro e, mesmo assim, foi um sucesso estrondoso.
Até o momento, não há nenhuma sinalização por parte da Warner que esse tipo de estratégia vai ser adotado. Até porque o estúdio tem outras grandes apostas para os próximos meses, como Besouro Azul em agosto, A Freira 2 em setembro e Duna 2 em novembro. Assim, não faria sentido ela prolongar tanto a exibição de Barbie. Ao mesmo tempo, uma bilheteria consistente pode mudar tudo e fazer o lançamento digital ser jogado para frente — até porque os filmes que chegaram em dois meses não foram nenhuma máquina de fazer dinheiro.
Até quando Barbie ficará no cinema
Se é difícil dizer quando Barbie chegará ao streaming, mais difícil ainda é prever por quanto tempo o filme ficará em cartaz. Nesse caso, há mais variáveis em questão, como a própria bilheteria do filme, as estreias que estão por vir, a recepção desses outros títulos e a estratégia dos exibidores.
Via de regra, a decisão de quantas salas vão exibir determinado longa ou mesmo o tempo que ele vai ficar em cartaz depende de cada cinema e leva em conta os pontos destacados acima. Levando em conta os bons números iniciais da boneca e a enorme quantidade de sessões lotadas em todo o mundo, é possível supor que o filme vai ficar ainda um bom tempo sendo exibido. Contudo, tudo pode mudar caso a gente veja uma mudança no comportamento do público nas próximas semanas.
A boa notícia para quem valoriza a tela grande é que o lançamento digital ou mesmo nos streamings não significa que Barbie tem uma data-limite para ser exibido. Embora seja natural imaginar que um filme chegar ao home video significa o fim de seu ciclo nos cinemas, a decisão fica por conta dos exibidores — e, por isso mesmo, ainda tem sala com Super Mario Bros por aí. Assim, não é difícil imaginar que devemos ter sessões de Barbie até dezembro em alguns lugares.
Trending no Canaltech:
- Barbie │ Bilheteria ultrapassa super-heróis e quebra alguns recordes do cinema
- 5 motivos para não usar o WhatsApp GB
- Embraer anuncia fábrica de carros voadores no interior de São Paulo
- OpenAI anuncia app oficial do ChatGPT para Android
- Por que volante do Renault Kwid cai no colo dos motoristas?
- X | Twitter muda de logo e começa a virar “superapp” de Elon Musk
Fonte: Canaltech