O gênero da comédia é um dos mais versáteis que existe, e um dos mais queridinhos também. Abusando de piadas, situações cômicas e até do ridículo, o intuito é causar algum tipo de humor e fazer o espectador rir. Vale lembrar que dentro do gênero existem diversos subgêneros como a comédia romântica, a dramática e a de sátira. Também há a comédia de situação (conhecidas como sitcom), que extrai humor do dia a dia, e a de constrangimento (pastelão).
- Os 5 melhores filmes de comédia originais da Netflix
- 7 melhores filmes de comédia besteirol na Netflix
No audiovisual, o que não faltam são opções de títulos do gênero, especialmente no cinema, como é o caso do aclamado As Branquelas e do nacional Como Hackear Seu Chefe. Seja qual for o seu estilo de humor, você certamente encontrará um título para maratonar. E, para te ajudar nessa missão, o Canaltech listou 15 dos melhores filmes de comédia para assistir na Netflix.
15. Um Tira da Pesada
Um dos maiores clássicos das comédias dos anos 1980, Um Tira da Pesada acompanha um policial (Eddie Murphy) em uma investigação de assassinato. Não demora para que ele passe a lidar com uma cultura muito diferente da que está acostumado em Beverly Hills. Apesar de ser um besteirol. o filme também pode ser encarado como uma sátira perspicaz sobre a polícia de Beverly Hills reagem a um policial negro de Detroit.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
14. As Férias de Mr. Bean
É impossível falar em comédia sem citar um dos personagens mais icônicos da atualidade; o Mr. Bean. Sem dizer uma só palavra, Rowan Atkinson conseguiu construir um homem divertido e ao mesmo tempo rabugento que facilmente arranca risadas do público.
Nesse longa, Mr. Bean ganha uma viagem de férias a Cannes, na qual acidentalmente separa um menino de seu pai e, agora, deve ajudá-los a se reencontrarem. No caminho dessa aventura, ele descobre a França, o ciclismo e o amor verdadeiro.
E para quem gosta do ator também vale a pena assistir à série Homem x Abelha – A Batalha, disponível na Netflix. Na trama, o diretor David Kerr conseguiu transformar o ordinário—uma abelha incômoda— em uma deliciosa comédia, e Rowan apesar de dar vida a outro personagem, dessa vez chamado Trevor, entrega a mesma atuação primorosa de sempre.
13. Minha Obra-Prima
Juntando drama com comédia, esse filme agridoce conta a história de Arturo e Renzo, enquanto o primeiro é um negociante de arte inescrupuloso, o segundo é um pintor socialmente desajeitado. Dispostos a arriscar tudo que têm, eles acabam se envolvendo em situações absurdas e cômicas. Lançado em 2019, o longa é de Gastón Duprat, o mesmo diretor do excepcional O Cidadão Ilustre.
12. Matilda
Clássicos são clássicos, e entre os filmes de comédia na Netflix uma boa opção é conferir esse longa lançado em 1996. Nele conhecemos Matilda (Mara Wilson), uma criança brilhante de seis anos que, além de pais grosseiros, tem que lidar com a educação severa na escola. No entanto, quando descobre que tem superpoderes a garota travessa começa a mudar a sua realidade.
Com roteiro de Nicholas Kazan e Roald Dahl, o filme foi estrelado e dirigido por Danny DeVito. Em 2022, a produção ganhará um remake, dessa vez em versão musical.
11. O Virgem de 40 Anos
Ainda falando em filmes que se tornaram clássicos de comédia ao longo dos anos, esse longa não poderia ficar de fora. A trama mostra um sujeito nerd que, instigado por seus amigos, decide finalmente perder a virgindade.
Cheio de frases curtas que são perfeitas e cirúrgicas para o riso, o longa é dirigido por Judd Apatow (A Arte de Ser Adulto) e conta com um inspirado Steve Carell (que coescreveu o roteiro junto a Apatow).
10. De Repente 30
Se formos falar em filmes de comédia clássicos, não podemos deixar esse longa de fora. Lançado em 2004, a produção marcou uma geração que até hoje lembra com nostalgia de algumas cenas icônicas, como a da protagonista Jenna (Jennifer Garner) dançando Michael Jackson com um vestido colorido e salto alto.
A trama, dirigida por Gary Winick, conta a história de uma menina de 13 anos que insatisfeita com a vida faz um pedido no dia do seu aniversário; ela quer ter 30 anos. Quando seu pedido é atendido, no dia seguinte, ela não sabe como lidar com essa nova realidade.
Estrelado também por Mark Ruffalo, o filme é um dos queridinhos de muitas pessoas e merece uma chance na sua maratona.
9. Gente Grande
Estrelado pelos principais nomes da comédia como Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade e Rob Schneider, Gente Grande conta a história de um grupo de amigos que se conhece desde pequenos e decidem se reencontrar trinta anos depois para comemorar o feriado de 4 de Julho. Mostrando que a maturidade continua a mesma de quando eram crianças, os amigos viverão grandes aventuras novamente.
8. Toc Toc
Os filmes e séries espanhóis estão cada dia melhores e mais famosos, e na comédia não é diferente. Toc Toc é um longa que brinca de maneira inocente e quase educativa com os portadores do transtorno obsessivo-compulsivo, tratando o tema com leveza e respeito.
A direção é de Vicente Villanueva e o elenco traz Paco León, Adrián Lastra, Alexandra Jiménez, entre outros. Vale a pena dar o play!
7. O Cidadão Ilustre
Outro país que tem produzido obras relevantes é a Argentina, e aqui destacamos esse filme de 2016 dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn. A trama conta a história de um romancista que, temendo ter perdido sua veia artística, volta à sua terra-natal onde é considerado um herói. Com muita sutileza, o filme conduz a narrativa mesclando um bom texto com humor seco.
6. A Casa das Coelhinhas
Lançado em 2008, A Casa das Coelhinhas é um bom filme de comédia para relaxar e dar umas risadas. Protagonizado por Anna Faris (Mom) ele conta a história de Shelley, uma jovem bonita e atraente que após fazer 27 anos é despejada da Mansão Playboy por ser considerada velha demais.
Sem ter pra onde ir, ela acaba se mudando para uma república de estudantes excluídas e desajeitadas; a Zeta Alpha Zeta. No local, além de fazer amizades ela ajudará as meninas a se sentirem melhor com suas aparências.
5. De Férias da Família
Filmes com Kevin Hart geralmente arrancam boas risadas, e esse não é diferente. Lançado em 2022, ele conta a história de Sonny Fisher, um marido e pai de família que está cansado dos serviços domésticos e decide tirar um tempo para si. É nesse momento que ele reencontra Huck (Mark Wahlberg), seu melhor amigo que ele não via há anos. Juntos, os dois viverão o final de semana mais insano de suas vidas.
Dirigido por John Hamburg, o filme é mais um pastelão sem muita novidades, mas consegue divertir o público.
4. Minha Mãe é Uma Peça
Mostrando que o Brasil também consegue fazer (boas) comédias, Paulo Gustavo—um dos maiores comediantes do país—lançou uma trilogia baseado em histórias e vivências de sua mãe, dona Déia Lúcia. O primeiro filme foi lançado em 2013 e é, com certeza, uma produção que vale o play.
A trama acompanha Dona Hermínia (nome fictício dado à mãe do humorista) e sua relação com seus filhos, vizinhos, sua tia e seu ex-marido. Com muitas tiradas interessantes e um humor característico, o filme se firmou como uma das principais comédias nacionais.
3. Divã
Por falar em Paulo Gustavo, o ator também está em outro longa nacional, dessa vez estrelado por Lilian Cabral. Lançado em 2009, Divã foi inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros e conta a história de Marta, uma mulher de 40 anos com crise de meia idade que decide procurar um analista.
A partir desse mometo ela começa a se redescobrir como pessoa e encontrar o que realmente lhe faz bem. Com um texto bem coeso, o longa traz uma história leve e divertida, mas que também faz pensar. Na obra, Paulo interpreta o cabeleireiro René, um dos melhores amigos da protagonista.
2. O Concurso
Outro filme de comédia nacional que vale a pena dar uma chance, é esse longa de 2013. Dirigido por Pedro Vasconcelos, a obra reúne Fábio Porchat, Rodrigo Pandolfo, Anderson Di Rizzi e Danton Mello em uma saga— com muita confusão—para conseguirem o gabarito de um concurso para juiz.
10 melhores filmes brasileiros de comédia na Netflix
1. Megamente
Provando que animações também podem ser boas comédias, Megamente é um longa lançado em 2010 que conta a história de um vilão que após ser derrotado pelo seu rival, Metro Man, fica abalado. Acontece que nesse meio tempo surge um outro adversário muito mais chato e difícil de derrotar. Agora, sem saída, ele terá que se unir ao seu antigo rival para mudar o desfecho dessa história.
Trending no Canaltech:
- Cientistas reconstroem rosto da primeira múmia grávida do mundo, com 2 mil anos
- Cérebro de adolescente que dorme tarde se desenvolve de forma diferente
- Destaques da NASA: eclipse lunar, Sol e mais nas fotos astronômicas da semana
- Teste da teoria de Einstein em escala universal tem resultado estranho
- “Tatuagem inteligente” pode virar moda entre aparelhos vestíveis
- Veja que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário
Fonte: Canaltech