Na última semana, a Globo realizou o PodDay, evento para celebrar, discutir e repensar o conteúdo dos podcasts para o próximo ano. A companhia anunciou um crescimento relevante no segmento, além de novidades como a adesão de novas plataformas e grandes lançamentos no catálogo para 2023.
A companhia está investindo em novos conteúdos para as redes sociais e plataformas de vídeos, como YouTube e TikTok. A distribuição começou no último dia 12 de dezembro com a publicação de O Assunto — o maior podcast do Brasil e o terceiro mais ouvido da América Latina — no canal do YouTube do G1.
O próximo programa a ser compartilhado nas redes é o Rivaldo Confidencial, que estreia no YouTube ainda em dezembro. Para Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo, a novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais:
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“Cada vez mais vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo.”
Crescimento do mercado de podcasts
A Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) realizou uma pesquisa em outubro de 2022, encomendada pela Globo sobre o consumo de podcasts no Brasil. O resultado aponta um crescimento de 84% no número de ouvintes em comparação com 2019, totalizando 38,6 milhões de usuários.
O consumo de conteúdo de podcasts alcança 23% da população com 16 anos ou mais, revela a pesquisa. Além disso, os podcasts da Globo registraram um crescimento de 49% em downloads e 51% em horas consumidas somente no último ano. Para Valéria Soska, diretora comercial da Globo, os resultados mostram que o áudio é um excelente formato de conexão entre pessoas e a publicidade:
“É uma ótima oportunidade para as marcas estarem associadas a conteúdos que são de alto interesse e engajamento dos usuários.
Aqui na Globo, estamos constantemente atentos à evolução da jornada dos usuários e trabalhando em entregas comerciais cada vez mais integradas em formatos de vídeo, display e também em áudio para sermos ainda mais eficientes e parceiros das marcas no enfrentamento dos seus desafios de negócio”.
Lançamentos para 2023
Para o próximo ano, a Globo continuará investindo em seus sucessos, como Projetos Humanos, de Ivan Mizanzuk, além de explorar novos temas e estilos, como ficção, gastronomia e bem-estar.
Dentre os novos lançamentos, estão:
- O Último Recurso: podcast ficcional estrelado por Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis.
- De Raspar o Tacho: primeiro título gastronômico produzido em conjunto com o Receitas.com;
- Todos os Caminhos: padre Júlio Lancellotti reúne representantes e pontos de vista de variadas religiões;
- Campo dos Sonhos e Como Nascem os Grandes: podcasts esportivos;
- Sereno: programa de bem-estar e meditação;
- Novas temporadas: “Projeto Humanos — Caso Leandro Bossi”, de Ivan Mizanzuk; “Posso Mandar Áudio?”, apresentado por Dani Calabresa e “Choque de Cultura”, produzido pelo Canal Brasil.
Além disso, visando desenvolver o mercado de podcasts no Brasil, a Globo anunciou o lançamento de seu audiocurso “Como fazer um podcast”, desenvolvido e apresentado por Sarah Azoubel e Bia Guimarães — as criadoras do 37 graus.
O curso 100% gratuito ensinará os passos para a produção de um podcast, desde a definição do público-alvo até a distribuição e interação com a audiência.
Os 20 episódios-aula já estão disponíveis nas plataformas Globo.
“Todas essas novidades endossam a relevância do mercado de podcasts para a Globo. Vemos um enorme potencial na expansão de nossa audiência, acompanhando os hábitos de consumo, pautando tendências e nos transformando com elas. Essas novidades oferecem inúmeras possibilidades para consumidores e marcas”, conclui Eliseu Barreira.
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Fonte: Canaltech