A estreia de Shazam! Fúria dos Deuses nesta quinta-feira (16) mostrou que aquela ideia de que os filmes de heróis da Warner não teriam continuidade com a chegada do novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) não é tão certa quanto parecia. Isso porque o novo longa deixa as portas abertas para que o personagem vivido por Zachary Levi retorne nesse futuro proposto por James Gunn e Peter Safran.
Ainda que nenhum projeto relacionado a Shazam tenha sido apresentado no cronograma inicial, uma das cenas pós-crédito da nova aventura do adolescente que vira herói mostra que podem ver um retorno muito bem breve.
Atenção! Este texto tem spoilers de Shazam! Fùria dos Deuses
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Isso porque o filme termina criando conexões com tramas que vão ser aproveitadas nessa nova fase do DCU e até mesmo personagens que fazem essa ponte entre gestões. E embora não seja nada definitivo, é o tipo de coisa que certamente vai deixar os fãs especulando por um bom tempo.
Na mira de Amanda Waller
A cena pós-crédito traz os agentes Economos (Steve Agee) e Harcourt (Jennifer Holland) em uma missão dada por Amanda Waller para recrutar Shazam (Zachary Levi) para a sua Sociedade da Justiça, seu próprio grupo de heróis. O trecho é bem curto e se estende mais como uma piada pelo nome da equipe do que outra coisa. O importante, porém, é a semente que essa sequência planta.
Os anúncios feitos por Gunn e Safran deixam claro que o novo DCU vai dar continuidade às histórias que O Esquadrão Suicida apresentou. Tanto que já foi confirmada uma série protagonizada por Waller e que ela será uma espécie de ponte entre a primeira e a segunda temporada de Pacificador.
Assim, quando Fúria dos Deuses termina com os lacaios da agente querendo recrutar o herói, é como se o próprio Gunn dissesse para o público que a cronologia não vai ser totalmente zerada e que podemos ver Shazam retornando para um terceiro filme ou como parte integrante dessa Sociedade da Justiça.
Até porque o protagonista ainda faz menção a outro projeto do DCU: o Authority. Em meio à sua reclamação sobre o fato de Sociedade da Justiça e Liga da Justiça parecerem a mesma coisa, ele passa a listar algumas sugestões e cita “Sociedade da Autoridade” como uma das novas opções.
Retorno garantido?
Ao mesmo tempo, a cena pós-crédito de Shazam! Fúria dos Deuses não é garantia de que o herói vai voltar para o futuro. Até porque nem todas as participações de Amanda Waller no universo atual significam garantia de permanência no futuro de Gunn e Safran.
Basta lembrar que a personagem de Viola Davis está em Adão Negro e esse é um longa que já foi cancelado oficialmente. Mais do que isso, a Sociedade da Justiça apareceu pela primeira vez nos cinemas no filme estrelado por Dwayne Johnson e isso pode significar que a ligação com Shazam pode estar mais relacionada a esse plano já descartado do que algo mais duradouro.
Dessa forma, a grande sacada do extra de Fúria dos Deuses é criar uma situação ambígua. Shazam pode ter sido recrutado tanto dentro desse universo em reta final como pelo núcleo que deve ser mantido. Caso seja essa segunda opção, devemos ver a série Waller explorando mais dos planos da personagem de Viola Davis e mostrar que a ideia da iniciativa Sociedade da Justiça vai seguir também nesta nova fase.
A depender do público
Além disso, vale lembrar que os chefões da DC Studios já tinham dito que tudo era possível. Durante o anúncio do DCU, Gunn e Safran não descartaram a possibilidade de heróis como Flash, Aquaman e o próprio Shazam terem novos filmes e até serem incorporados à nova cronologia, a depender de como serão recebidos.
E eles não foram os únicos a dar essa dica. O diretor de Shazam! Fúria dos Deuses, David F. Sandberg, também comentou que a permanência do herói no Capítulo 1 do DCU vai depender do público.
He definitely won’t if people don’t go see the movie. What I’ve been told is that there’s nothing in the Shazam films that contradict the future plans for DC. So the possibility for more Shazam is there and if that’s what you want your best bet is to go see the film. https://t.co/MdjZuGK4co
— David F. Sandberg (@ponysmasher) February 28, 2023
Questionado por um fã sobre as incertezas em torno do futuro do personagem, o cineasta disse que ele não vai voltar mesmo se as pessoas não forem assistir ao novo longa e ainda deixou a possibilidade de conexão em aberto. “O que me foi dito é que não há nada nos filmes do Shazam que contradiga os planos futuros da DC”, escreveu. “Então a possibilidade de mais Shazam existe e, se é isso o que você quer, é melhor ir assistir”.
Trending no Canaltech:
- Um objeto atingiu a Lua — e este astrônomo conseguiu filmar o impacto
- Fotos da Lua com celulares Samsung causam polêmica novamente
- Destaque da NASA: Júpiter e Vênus em conjunção na foto astronômica do dia
- Movimento de icebergs gigantes pode afetar vida marinha e rotas de navios
- Tv Box: Anatel libera lista de dispositivos homologados
- Quando John Wick 4: Baba Yaga estreia no Brasil?
Fonte: Canaltech