TV, Filmes & Séries

Crítica Dom | Temporada 2 dá início ao fim do caminho do “bandido gato”

Publicidade



Crítica Dom | Temporada 2 dá início ao fim do caminho do

Em 2021, estreou no Prime Video a série Dom, que conta a história real de Pedro Dom, um dos bandidos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Interpretado por Gabriel Leone, o criminoso era conhecido como “bandido gato” e praticou diversos crimes na cidade.

Filho de policial e bem de vida, o famoso “playboy”, Pedro Dom não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve ao seu alcance, sendo mais uma vítima das drogas. Viciado em cocaína desde a adolescência, o bandido acabou se envolvendo com policiais corruptos, tráfico de drogas e roubo de residências.

A série policial Dom mostra como era a infância de Pedro, sua relação com a família, o início do vício e como o envolvimento com a criminalidade começou. Na segunda temporada, vimos que os esforços de Victor Dantas (Flávio Tolezani) para tentar tirar o filho deste cenário estão cada vez mais sem resultado, visto que agora o jovem está em uma encruzilhada que não deve conseguir escapar.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Atenção: esta matéria pode conter spoilers de Dom!

Crítica Dom | Temporada 2 dá início ao fim do caminho do
Gabriel Leone interpreta Pedro Dom (Imagem: Divulgação/Prime Video)

Na segunda temporada de Dom, Pedro já não tem mais para onde correr, fato que deixou os episódios mais mornos em relação à temporada anterior. Isso porque na primeira temporada vimos todas as situações caóticas em que o personagem se envolveu, em um ciclo que não parecia ter fim. Mais desesperador do que os crimes cometidos era assistir aos esforços de Victor e família para tirar o filho dessa vida.

Tendemos a não ter empatia por quem tem tudo ao alcance e escolhe desperdiçar, mas a série mostra que o vício em drogas e o sentimento de precisar preencher um vazio existencial pode ser destruidor. Dom mostra que é fácil falar que aceitar é a melhor solução para não deixar que os problemas dos outros te afetem, mas que quando se trata de um filho os pais fazem o que está em seus alcances para tirá-los desta vida.

Esforços em vão

Se a primeira temporada foi desesperadora por comprovar que Pedro não consegue se ajudar, a segunda trouxe mais conformismo, principalmente quando descobrimos o que aconteceu na história real. Os esforços da família foram em vão nos primeiros episódios, mas Victor continua fazendo o que pode para tentar salvar o filho, que se tornou o bandido mais procurado do Rio de Janeiro.

Crítica Dom | Temporada 2 dá início ao fim do caminho do
Victor não desiste de salvar o filho (Imagem: Divulgação/Prime Video)

Tudo isso deixa a série com uma sensação de conformismo, sendo mais tranquila de assistir, com menos cenas de violência e decisões erradas sendo tomadas. Mas nada disso significa que a trama ficou desinteressante, já que roteiro e elenco foram construídos sem dever nada às produções de ação e policiais de fora do país, provocando as mesmas sensações.

Gabriel Leone e Flávio Tolezani continuam se destacando como protagonistas em suas atuações impressionantes, desenvolvendo uma sintonia que parece impossível de acontecer, já que quase nunca aparecem juntos em uma mesma cena. O sentimento existente entre pai e filho é quase palpável de tão intensa, complicada e triste.

Spoiler do futuro

Ao fim da temporada, que conta com apenas sete episódios e um episódio bônus, vimos um grande spoiler do que vai acontecer no futuro. A filha de Pedro não conhecerá o pai e será criado por Victor e Marisa (Laila Garin), com a série sugerindo que eles terão uma segunda chance que nunca tiveram com o filho criminoso. O bebê também é uma oportunidade da memória de Pedro Dom ser lembrada de forma positiva pela família, e não por todo o sofrimento sentido.

Dom vai ter terceira temporada?

Apesar do final da temporada 2 de Dom ter clima de fim, a série ainda vai ganhar mais uma temporada, que provavelmente deve ser ainda mais curta. Já sabemos o que acontece com o bandido na vida real e na série, o que foi mostrado no último episódio, então a trama retorna somente com a intenção de trazer um desfecho detalhado dos momentos finais de Pedro Dom em vida.

Você já pode maratonar a segunda temporada completa de Dom no Prime Video.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech