A temporada 5 de Cobra Kai está dando o que falar na Netflix. A série, que teve um bom amadurecimento, coloca, como nunca, o núcleo original de Karatê Kid no plano principal de praticamente todas as ações da trama, deixando os adolescentes um pouquinho de lado.
E parte dessa mudança se deve a aparição de personagens do passado, assim como aconteceu em outras temporadas. Neste caso, o “resgate” foi de um velho inimigo de Daniel LaRusso (Ralph Macchio), e antigo parceiro de Terry Silver (Thomas Ian Griffith) em Karatê Kid 3 – O Desafio Final (1989): Mike Barnes (Sean Kanan).
Cuidado: há spoilers leves da temporada 5 de Cobra Kai abaixo.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Quem é Mike Barnes em Cobra Kai?
Vamos evitar dar muitos detalhes do que Mike Barnes realmente representa em Cobra Kai para não estragar sua experiência na série, mas é possível explicar o que o personagem representa para LaRusso, Silver e todo o núcleo de Karatê Kid se apegando justamente ao passado.
Barnes fora secretamente contratado por Terry Silver, líder do Cobra Kai em Karatê Kid 3 e principal antagonista da trama. A ideia de Silver era de vingar seu amigo e ex-parceiro de exército, John Kreese (Martin Kove), mas utilizando métodos diferentes dos dele, como a persuasão e inteligência — algo que também vimos em Cobra Kai por diversas vezes.
A missão de Silver com relação a Daniel era de dilacerar sua relação com o sensei Miyagi (Pat Morita), algo que foi parcialmente obtido com ajuda de Barnes. No caso desse novo personagem, os métodos eram bem mais brutos e violentos, o que fez LaRusso se aproximar estranhamente de Silver na trama.
Com o torneio de caratê do Vale se aproximando, LaRusso se reconcilia com Miyagi, que, por sua vez, volta a dar uma boa surra em Silver, Barnes e Kreese. No torneio, como é de conhecimento de todos, LaRusso vence Barnes na morte-súbita da final.
A volta de Mike Barnes ao universo de Karatê Kid com sua aparição em Cobra Kai mostra que a ideia da direção da série é mesmo de concentrar todo o núcleo “malvadão” em Silver e seus comparsas. Barnes, em todas as suas aparições, mostra ser um cara completamente diferente do terceiro filme da trilogia e também acaba sofrendo nas mãos do seu ex-amigo.
Vale a pena assistir a temporada 5 de Cobra Kai?
A temporada 5 de Cobra Kai é uma das melhores da série e é, sem dúvida, a mais madura de todas já disponibilizadas. Com o crescimento natural dos personagens mais jovens e a necessidade do núcleo “original” de Karatê Kid precisar roubar a cena, o produto cresceu absurdamente de qualidade e perdeu o caráter adolescente por vários momentos.
A série segue divertindo, corrigiu diversos problemas e aponta para um desfecho dos mais empolgantes. É esperar para ver.
A temporada 5 de Cobra Kai está disponível na Netflix.
Trending no Canaltech:
- Rainha Elizabeth usava celular da Samsung com apenas dois contatos
- Brasil define nova idade mínima para laqueadura e vasectomia
- Por que a rainha Elizabeth II será enterrada em um caixão de chumbo?
- Astronauta diz ter tido “experiência transcedental” em caminhada espacial
- Mas já… | O que é o 6G?
Fonte: Canaltech